Partilhar

Alzheimer: conheça os 7 sintomas iniciais da doença que não envolvem a memória

Estas mudanças comportamentais podem alertar sobre a doença de Alzheimer – e não têm nada a ver com problemas de memória.

3 Janeiro 2025
Forever Young

O paciente médio de Alzheimer não é “Still Alice”, a especialista em linguística de 50 e poucos anos do filme vencedor do Óscar que enfrenta um diagnóstico precoce da doença de Alzheimer. O paciente médio de Alzheimer está no final dos 70 anos, em quem a doença surge mais lentamente do que o retratado no filme, diz George Perry, Ph.D., professor de Biologia da Universidade do Texas em San Antonio e editor-chefe do Journal of Alzheimer’s Disease.

Ainda assim, há pessoas que contraem a doença de Alzheimer precocemente. Existem sintomas que alertam para o seu desenvolvimento – e nem todos envolvem problemas de memória.

1. Roubo ou outra violação da lei
Qualquer mudança de comportamento à medida que as pessoas envelhecem é preocupante, diz o George Perry. Mas este é frequentemente um sinal de Demência Frontotemporal (DFT), outro distúrbio cerebral relacionado com a idade, progressivamente prejudicial, que geralmente atinge adultos com idades entre os 45 e os 65 anos. A função executiva das pessoas – a sua capacidade de tomar decisões – pode ser afetada pela doença, o que pode explicar por que elas se tornam incapazes de discernir o certo do errado.

2. Quedas frequentes
Um estudo com 125 adultos mais velhos pediu aos participantes que monitorassem quantas vezes, num período de oito meses, eles caíram ou tropeçaram. Quando os pesquisadores analisaram as imagens do cérebro das pessoas que caíram com mais frequência, viram uma correlação entre as quedas e o início precoce da doença de Alzheimer.

3. Comer coisas inadequadas
Antes do início do Alzheimer, os pacientes tendem a comer mais – cerca de 500 calorias a mais por dia – do que os idosos. E ainda assim, eles tendem a perder peso. Algumas pessoas comem objetos inanimados antes do diagnóstico, embora os pesquisadores não saibam o motivo. Mas, como o Alzheimer e a demência afetam a memória do cérebro, pode ser porque o cérebro recebe sinais de fome, mas não consegue discernir como reagir a eles.

4. Incapacidade de reconhecer o sarcasmo
Se alguém deixar de reconhecer o sarcasmo ou passar a levá-lo muito a sério, pode ser um sinal de atrofia do cérebro. Um estudo realizado por Katherine Rankin, Ph.D., da University of California / San Francisco descobriu que os pacientes de Alzheimer e aqueles com doença frontotemporal estavam entre os que não conseguiam reconhecer o sarcasmo.

5. Depressão
Se alguém nunca sofreu de depressão clínica ao longo da vida, mas a desenvolve mais tarde (depois dos 50 anos), pode ser um sinal precoce de Alzheimer. Isso não significa que, se for diagnosticado com depressão em idade avançada, a pessoa desenvolverá Alzheimer ou outro declínio cognitivo, mas aumenta a possibilidade disso acontecer.

6. Esquecer a função dos objetos
Não se consegue lembrar onde colocou as chaves? Normalmente não é um problema. Mas, se não consegue se lembrar para que serve uma chave ou para onde devem ir os pratos sujos, pode indicar os primeiros sinais da doença de Alzheimer ou demência.

7. Olhar fixamente sem foco
A doença de Alzheimer é uma mudança no funcionamento cognitivo e executivo do cérebro – o que significa que a sua capacidade de recordar fatos, memórias e informações está comprometida, assim como a sua capacidade de tomar decisões. Essencialmente, o cérebro perde o foco. Portanto, olhar de uma forma imparcial pode ser um sinal precoce dos chamados “emaranhados” do cérebro.

 

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 4 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 5 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 6 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 7 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 8 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 9 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 10 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.