Beber chá e café está associado a menores riscos de desenvolver câncer de cabeça e pescoço . A descoberta foi publicada na revista científica Cancer , da American Cancer Society. Esses tipos de cancro são aqueles que se formam na boca e na língua, na faringe e laringe, na cavidade nasal e nas glândulas salivares.
Os investigadores examinaram dados de 14 estudos diferentes, conduzidos por cientistas associados ao Consórcio Internacional de Epidemiologia do Cancro de Cabeça e Pescoço , que reúne equipas de pesquisa de todo o mundo.
No total, foram obtidas respostas de 9.548 pacientes com esse tipo de cancro e de 15.783 pessoas saudáveis, que responderam a questionários sobre o consumo de café – com e sem cafeína – e de chá em chávenas por dia, por semana, por mês e por ano.
A descoberta mais notável foi que as pessoas que bebiam mais de quatro chávenas de café com cafeína por dia tinham 17% menos probabilidade de ter câncer de cabeça e pescoço do que aquelas que não bebiam café.
Além disso, tinham 30% menos probabilidade de ter cancro na boca e 22% menos probabilidade de ter cancro na garganta . E beber três a quatro chávenas de café com cafeína foi associado a um risco 41% menor de cancro hipofaríngeo. Quanto ao café descafeinado, o seu consumo foi associado a uma chance 25% menor de cancro bucal. Beber uma chávena de chá por dia resultou numa redução de 9% no risco de cancro total de cabeça e pescoço e em 27% menos risco de cancro de hipofaringe. Beber mais de uma chávena de chá foi associado a uma possibilidade 38% menor de cancro de laringe.