O site Tasteatlas.com publicou o ranking dos piores pratos do mundo.
O que é especialmente surpreendente é que a iguaria está posicionado em quarto lugar na lista e não é exatamente barata. Estamos a falar de duendes na caçarola , prato tradicional originário do País Basco. «O prato é geralmente preparado com uma combinação de enguias raras e caras, alho, flocos de pimenta, azeite e sal. Os flocos de alho e pimenta são salteados em azeite numa caçarola. O prato é servido fresco na panela e tradicionalmente comido com garfo de madeira», diz o site.
Este Natal o quilo de enguia foi vendido por 1.200 euros. Sempre foram um item de luxo, mas este ano atingiram máximos históricos. Mantido principalmente por grupos criminosos asiáticos, o contrabando de enguias colocou uma espécie que antes era abundante nos pântanos e rios espanhóis em estado crítico de extinção.
O número dois da lista também é de um produto espanhol: o sanduíche de sardinha . Enquanto isso, o número um vai para um prato finlandês chamado Blodpalt. Trata-se de um lanche preparado com farinha de cevada ou centeio e (mas nem sempre) batata crua ralada, à qual se adiciona sangue à massa. É um alimento muito nutritivo, frequentemente consumido durante o longo e escuro inverno.
Na Lapônia, o blodpalt é preparado com sangue de rena e farinha de centeio ou trigo, mas sem batatas, e é servido como almôndegas na sopa ou com bacon. Noutras partes do norte da Suécia, o blodpalt é preparado de forma semelhante a um palt com bacon, mas com sangue adicionado à massa.
Autor: bdoganay | Crédito: Getty Images