Assinala-se hoje a Blue Monday, considerada como “o dia mais triste do ano”. O fim da época festiva, as dívidas acumuladas e a meteorologia são alguns fatores que contribuem para o sentimento depressivo. Neste contexto, a cadeia de ginásios premium low cost, VivaGym, reconhecendo a importância do bem-estar físico e mental, posiciona-se como um aliado fundamental para combater o desânimo deste dia com a prática de exercício físico.
O conceito foi criado pelo psicólogo Cliff Arnall, em 2004, que conclui que a terceira segunda-feira de cada janeiro é o dia mais triste do ano, associando-a a fatores como o frio e o mau tempo, as dívidas acumuladas das festas, o sentimento de culpa por ter deixado de lado as resoluções de Ano Novo e a falta de motivação. Contudo, esta conclusão não parte de uma investigação científica exata, pelo que deve ser perspetivada com moderação e não deve ser confundida com problemas mentais graves.
A prática regular de atividade física é uma boa forma de gerir o stress, melhorar o humor e combater a melancolia sentida nesta altura. O VivaGym oferece soluções personalizadas para que todos os membros possam ter a oportunidade de movimentar o corpo e distrair a mente. “A nossa equipa e as nossas instalações pretendem facilitar o compromisso de cada membro consigo próprio. Reconhecemos a importância do bem-estar físico e mental, independentemente da época do ano”, afirma Daniel Galindo, Experience & Innovation Director do Vivagym.
Atividades práticas para combater o desânimo nesta Blue Monday
Para ajudar a manter um estado de espírito positivo, o VivaGym propõe as seguintes atividades:
- Aulas de cycling: os exercícios cardiovasculares ajudam a aumentar a frequência cardíaca e a libertar endorfinas, que ajudam na promoção de sensações de prazer e bem-estar;
- Aulas de dança: libertar tensões, mexer o corpo e melhorar a autoestima são alguns benefícios da prática de dança, como Zumba, uma atividade que faz parte do plano de aulas do VivaGym;
- Musculação e exercícios de força: este tipo de exercícios liberta dopamina, estimulando a sensação de conquista e recompensa, que é bastante positivo para o bem-estar emocional;
- Aulas de yoga e pilates: para aprender a controlar a respiração e a melhorar a postura, estas aulas são uma maneira de descontrair o corpo e a mente.
Existem evidências científicas de que o exercício físico proporciona benefícios a níveis semelhantes aos encontrados nos medicamentos antidepressivos1. Nesta Blue Monday, o VivaGym desafia a transformar o dia numa oportunidade para investir no bem-estar e apostar no exercício físico.
Referências
1 Otto, M., & Smits, J. A. (2011). Exercise for mood and anxiety: Proven strategies for overcoming depression and enhancing well-being. Oxford University Press.