Partilhar

ULS Médio Tejo com aumento assistencial global e número recorde de cirurgias em 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo realizou 188.323 consultas hospitalares e mais de meio milhão de consultas nos cuidados de saúde primários no ano de 2024.

26 Janeiro 2025
Forever Young com Lusa

“A 01 de janeiro de 2024 iniciou-se um novo capítulo na história da saúde na região com a criação da ULS Médio Tejo, que se posiciona no mapa da saúde em Portugal pela inovação, pela humanização e pela excelência”, afirma o presidente do conselho de administração da ULS Médio Tejo, Casimiro Ramos, citado num comunicado da instituição.

Com a criação da ULS Médio Tejo, com sede em Tomar, no distrito de Santarém, “cuidados primários e cuidados hospitalares passaram a trabalhar integrados para atingir objetivos muito ambiciosos”, acrescenta.

Na nota, a ULS Médio Tejo, que presta cuidados de saúde primários e hospitalares em 10 municípios do distrito de Santarém e um concelho do distrito de Castelo Branco, contabiliza a atividade desenvolvida ao longo de 2024, ano em que nas 65 unidades de prestação de cuidados de saúde primários da instituição foram registados “mais de meio milhão de atos realizados (cerca de 580.000)”, em consultas médicas presenciais e não presenciais.

Ainda ao nível de cuidados de saúde primários, a ULS Médio Tejo indica a contratação de sete novos médicos de família em regime de prestação de serviços e a entrada de cinco clínicos ao abrigo do projeto “Bata Branca”, que “vieram compensar as 10 saídas registadas em 2024”, ano em que 30% dos utentes da região não tinham médico de família atribuído.

“Através do reforço de médicos em prestação de serviços e de medidas inovadoras de resposta médica através plataformas de telemedicina, foi possível diminuir o número de utentes sem acesso a cuidados de saúde”, indica a ULS, apontando que hoje “92,2% da população” tem cuidados de saúde assegurados.

Nos cuidados hospitalares, a ULS destaca um “crescimento significativo na área cirúrgica, com um aumento de 12,5%”, em relação a 2023.

“Foram realizadas um total de 12.754 cirurgias, sendo assim ultrapassada a fasquia de mais de mil cirurgias (1.063) realizadas em média por mês em 2024, face às 953 atingidas em 2023”, revela.

Já no que diz respeito às consultas hospitalares, realizaram-se, em média, 730 consultas por dia nos três hospitais da ULS – um total de 188.323 -, o que representa um “crescimento de cerca de dez mil consultas” face a 2023.

A ULS refere que a especialidade de Imunoalergologia foi a que mais se destacou, com um “crescimento recorde de 200%” face a 2023, com 2.093 consultas realizadas, tendo a especialidade de Pneumologia crescido 27,2%, a Cardiologia 12,7% e a Medicina Interna 6,1%.

Ainda nas consultas do departamento da área cirúrgica, o maior crescimento percentual homólogo verificou-se na especialidade de Otorrinolaringologia (mais 26,3%), com a Ortopedia a registar um aumento de 18,3%, num total de 2.156 consultas.

Se o atendimento nos Serviços de Urgência da ULS Médio Tejo se manteve “praticamente inalterado” (menos 0,3% e uma média de 420 episódios de urgência/dia nas cinco urgências da ULS), já os 17.202 internamentos hospitalares significam um “recuo de 2,3%” face a 2023, “apesar do expressivo aumento da atividade cirúrgica”.

A maternidade integra ainda a curta lista de resultados negativos, tendo sido realizados em 2024 um total de 755 partos no Hospital de Abrantes, o equivalente a uma quebra homóloga de 6,9%.

Para 2025, segundo a ULS, está programada a execução de 9,6 milhões de euros (ME) em investimento, dos quais 5,6 ME destinados à reabilitação de infraestruturas, dois milhões de euros para aquisição de novos equipamentos e mais de 800 mil euros em substituição de equipamentos, a par de um “reforço de profissionais”, nomeadamente no serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de Abrantes, blocos operatórios dos hospitais de Abrantes e Tomar e no serviço de Medicina Interna.

A ULS indica estar igualmente previsto o “arranque de projetos diferenciadores”, nomeadamente o “desenvolvimento da área de Cardiologia de Intervenção, em Abrantes, a ampliação do Internamento de Cuidados Paliativos, em Tomar, a expansão da Unidade de Hospitalização Domiciliária para uma nova unidade hospitalar da ULS Médio Tejo, a constituição de mais equipas comunitárias de saúde mental e o reforço dos profissionais dos cuidados de saúde primários”.

A ULS Médio Tejo passou a agregar em 01 de janeiro de 2024 o Centro Hospitalar do Médio Tejo e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, assegurando a prestação dos cuidados de saúde nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha (todos do distrito de Santarém) e Vila de Rei (distrito de Castelo Branco).

Com população residente na área geográfica de abrangência de cerca 170 mil pessoas, a ULS tem 2.780 profissionais e dispõe de três unidades hospitalares (localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas) separadas entre si por cerca de 30 quilómetros.

MYF // VAM

Lusa/Fim

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 10 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 11 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 12 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 13 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 14 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 15 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 16 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.