A Lay’s, uma das marcas de batata frita mais conhecidas do mundo, está a enfrentar o recall de um de seus produtos pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA. Tudo isso depois de o organismo estatal considerar que os produtos da marca apresentam o maior nível de risco.
Isso significa que seu consumo pode levar a “sérias consequências adversas para a saúde e até mesmo à morte”. Os chips recolhidos foram vendidos em Oregon e Washington “para certas lojas e distribuidores de comércio eletrónico”, disseram autoridades de saúde.
Esta ordem foi enviada em 16 de dezembro de 2024, quando o FDA solicitou que a Frito-Lay recolhesse voluntariamente embalagens específicas. Nos últimos dias, o órgão regulador insistiu no recall, explicando que a fiscalização classificou o recall como Classe 1.
Este é o mais grave, numa classificação que vai de 1 a 3. Segundo a FastCompany, o problema detetado nas batatas é a presença de leite não descrito na embalagem, o que pode representar um perigo para as pessoas que as consomem.
Além disso, o caso ganhou maior dimensão desde que a Clínica Mayo, uma das mais prestigiadas dos EUA, detalhou que a alergia ao leite é uma das mais comuns em crianças, portanto, no caso de consumir essas batatas, um grande número de pessoas poderia estar sujeito a sérios problemas de saúde.