Quando se está num carro, comboio ou autocarro podemos sentir definitivamente sentir o calor do sol através da janela. Mas será que podemos sofrer queimaduras de sol ou danos na pele quando estiver no carro ou dentro de casa com as janelas fechadas?
Da radiação UV total que chega à Terra, cerca de 95% é UVA e 5% é UVB, refere Teresa Larkin é professora associada de Ciências Médicas na Universidade de Wollongong. «Os raios UVB atingem apenas as camadas superiores da pele, mas são a principal causa de queimaduras solares, cataratas e cancro de pele», afirma, «os raios UVA penetram mais profundamente na pele e causam danos às células, o que leva ao cancro de pele».
Todos os vidros usados em janelas de casas, escritórios e carros bloqueiam completamente a passagem de UVB, «mas somente o vidro laminado pode bloquear completamente os raios UVA. Os raios UVA podem passar por outros vidros usados em janelas de carros, casas e escritórios e causar danos na pele, aumentando o risco de cancro».
O para-brisa dianteiro de um carro deixa entrar muita luz e sol, «felizmente, ele bloqueia 98% da radiação UVA porque é feito de duas camadas de vidro laminado», sublinha a especialista, mas as janelas laterais e traseiras do carro são feitas de vidro temperado, «que não bloqueia completamente os raios UVA. Um estudo de 29 carros encontrou uma variação de 4% a quase 56% dos raios UVA passados pelas janelas laterais e traseiras».
«A proteção UVA não estava relacionada à idade ou custo do carro, mas ao tipo de vidro, sua cor e se ele foi escurecido ou revestido com uma película protetora. Vidros de cor cinza ou bronze e películas de janela aumentam a proteção UVA. A película de janela bloqueia cerca de 95% da radiação UVA», acrescenta.
Um estudo realizado na Arábia Saudita, investigadores equiparam motoristas com um monitor de radiação vestível e descobriram que os motoristas foram expostos a índices de UV de até 3,5. «Se você tem as janelas escurecidas, não precisa de usar protetor solar no carro. Mas sem janelas escurecidas, você pode originar danos na pele».
Muitas pessoas passam muito tempo no carro – para trabalhar, ir ao trabalho, viajar de férias e transporte em geral. A exposição repetida à radiação UVA através das janelas laterais do carro pode passar despercebida, mas pode afetar a pele.
«O cancro de pele é mais comum no lado do corpo do motorista. Um estudo nos Estados Unidos encontrou mais cancros de pele no lado esquerdo do que no direito para o rosto, couro cabeludo, braço e perna, incluindo 20 vezes mais para o braço».