Partilhar

Especialista chama a atenção: «a luz do Sol envelhece a pele mesmo através das janelas de vidro fechadas»

Todos os vidros usados nas janelas de casas bloqueiam completamente a passagem de UVB, porém somente o vidro laminado pode bloquear completamente os raios UVA

6 Fevereiro 2025
Forever Young

Quando se está num carro, comboio ou autocarro podemos sentir definitivamente sentir o calor do sol através da janela. Mas será que podemos sofrer queimaduras de sol ou danos na pele quando estiver no carro ou dentro de casa com as janelas fechadas?

Da radiação UV total que chega à Terra, cerca de 95% é UVA e 5% é UVB, refere Teresa Larkin é professora associada de Ciências Médicas na Universidade de Wollongong. «Os raios UVB atingem apenas as camadas superiores da pele, mas são a principal causa de queimaduras solares, cataratas e cancro de pele», afirma, «os raios UVA penetram mais profundamente na pele e causam danos às células, o que leva ao cancro de pele».

Todos os vidros usados em janelas de casas, escritórios e carros bloqueiam completamente a passagem de UVB, «mas somente o vidro laminado pode bloquear completamente os raios UVA. Os raios UVA podem passar por outros vidros usados em janelas de carros, casas e escritórios e causar danos na pele, aumentando o risco de cancro».

O para-brisa dianteiro de um carro deixa entrar muita luz e sol, «felizmente, ele bloqueia 98% da radiação UVA porque é feito de duas camadas de vidro laminado», sublinha a especialista, mas as janelas laterais e traseiras do carro são feitas de vidro temperado, «que não bloqueia completamente os raios UVA. Um estudo de 29 carros encontrou uma variação de 4% a quase 56% dos raios UVA passados pelas janelas laterais e traseiras».

«A proteção UVA não estava relacionada à idade ou custo do carro, mas ao tipo de vidro, sua cor e se ele foi escurecido ou revestido com uma película protetora. Vidros de cor cinza ou bronze e películas de janela aumentam a proteção UVA. A película de janela bloqueia cerca de 95% da radiação UVA», acrescenta.

Um estudo realizado na Arábia Saudita, investigadores equiparam motoristas com um monitor de radiação vestível e descobriram que os motoristas foram expostos a índices de UV de até 3,5. «Se você tem as janelas escurecidas, não precisa de usar protetor solar no carro. Mas sem janelas escurecidas, você pode originar danos na pele».

Muitas pessoas passam muito tempo no carro – para trabalhar, ir ao trabalho, viajar de férias e transporte em geral. A exposição repetida à radiação UVA através das janelas laterais do carro pode passar despercebida, mas pode afetar a pele.

«O cancro de pele é mais comum no lado do corpo do motorista. Um estudo nos Estados Unidos  encontrou mais cancros de pele no lado esquerdo do que no direito para o rosto, couro cabeludo, braço e perna, incluindo 20 vezes mais para o braço».

 

 

 

Mais Recentes

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 37 minutos

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 19 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 20 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 21 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 22 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 23 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 24 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 2 dias

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 2 dias

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 2 dias

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.