Em fevereiro, prossegue a celebração do trigésimo aniversário da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade, com a programação SINTRA PH30, que é composta por 30 iniciativas em 12 meses, dirigidas especialmente aos jovens. Neste mês, o destaque vai um inédito Escape Room no Palácio Nacional de Sintra, que decorrerá já este fim-de-semana, nos dias 7 e 8.
Apostando na aventura e no mistério, esta é a primeira ação da tipologia ODD HERITAGE, que propõe formas invulgares de descobrir a história e o património de Sintra.
Aberto a todos, o Escape Room convida os curiosos a descobrir o mais antigo palácio do país depois da sua hora de fecho, quando o silêncio impera. Divididos em duas equipas, os participantes deverão descobrir uma forma de escapar da Sala dos Cisnes e da Ala Manuelina, dando vida à imaginação do que poderia ter sido uma tentativa de fuga de D. Afonso VI, o rei que, há cerca de 350 anos, foi feito prisioneiro neste Palácio. Para conseguir descobrir a saída, os participantes terão de pôr em prática os seus conhecimentos acerca da real história de Sintra e deste rei… e deverão fazê-lo antes que o tempo acabe!
Esta é uma forma inovadora de gerar mais conhecimento sobre o Palácio Nacional de Sintra e a Paisagem Cultural de Sintra. A prova tem a duração de 45 minutos e implica o recurso a competências de raciocínio rápido, criatividade, memorização e um excelente trabalho de equipa. No final da atividade, há prémios para os vencedores e bolos tradicionais de Sintra para todos os participantes.
O Escape Room é um jogo de desafio e aventura e consiste em encontrar uma forma de escapar de um lugar misterioso, como um quarto ou prisão, recorrendo a vários objetos, pistas e enigmas disponíveis no local. E que lugar mais misterioso do que o único palácio que atravessou toda a história de Portugal?
Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, decorrem as primeiras visitas OPEN HERITAGE. Guiadas pelos profissionais da Parques de Sintra – conservadores, arquitetos e historiadores –, abrem espaço e tempo ao detalhe, ao pormenor, à tematização, convidando a aprofundar particularidades deste espaço patrimonial. Nestas datas, haverá quatro oportunidades para conhecer o Palácio Nacional de Sintra em várias vertentes: vidas ocultas; campanhas decorativas entre os séculos XV e XIX; o Tempo e o(s) Paço(s); e técnicas de fingidos.
Ao longo do ano, a programação SINTRA PH30 vai estruturar-se em torno de três tipologias de ações: “HERITAGE SPORTS”, com Gincanas do Património, Provas de Orientação, Geocaching, BTT e Caminhadas; “ODD HERITAGE”, com Escape Room, Murder Mystery e Ghost Experience em alguns dos monumentos mais emblemáticos de Sintra; e “OPEN HERITAGE”, com visitas aos bastidores ou a estaleiros-abertos de intervenções de conservação e restauro em curso.
A programação pode ser consultada na plataforma Sintra PH30, onde estão disponíveis as inscrições para as atividades (cuja capacidade é limitada), pelo custo simbólico de 1€ por participante.
Todos os participantes da programação SINTRA PH30 podem habilitar-se a prémios adicionais, caso marquem presença em 5 das 30 ações previstas para o ano de celebração do trigésimo aniversário da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade.
Na plataforma Sintra PH30, há, ainda, quizzes para aprender mais sobre o património de Sintra, bem como pistas determinantes para as atividades no terreno. Neste mês, inicia-se, também, o Concurso Escolar que engloba informação disponibilizada na plataforma, visitas ao terreno e exposição de trabalhos finalistas, procurando colocar a tecnologia ao serviço da aprendizagem por parte dos mais jovens.