Partilhar

Enfarte: INEM encaminhou 2.397 casos para os hospitais em 2024

Quase 2.400 casos suspeitos de enfarte agudo do miocárdio foram encaminhados, em 2024, pelo INEM para tratamento hospitalar através da Via Verde Coronária, segundo dados oficiais, que apontam um aumento de 13,2% face a 2023.

14 Fevereiro 2025
Forever Young com Lusa

Os dados do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), divulgados à agência Lusa no Dia Nacional do Doente Coronário, revelam que foram transportados 2.397 doentes, dos quais 69% apresentavam sintomas de enfarte agudo do miocárdio com início há menos de duas horas.

Em declarações à agência Lusa, Rogério Moreira Marques, médico da Delegação Norte do INEM, afirmou que tem havido um aumento progressivo no número de doentes transportados, com 1.556 em 2022, 2.118 em 2023 e 2.397 no ano passado.

“Este aumento progressivo muito provavelmente estará relacionado com o aumento dos registos no iTEAMS [INEM Tool for Emergency Alert Medical System] pelos bombeiros e pelas corporações da Cruz Vermelha Portuguesa, nossos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica, e também com a melhoria dos registos efetuados pelos meios INEM”, apontou o médico.

Em 2024, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM atendeu e triou, em média, mais de 6.000 chamadas por mês devido a queixas de dor torácica, tendo sido acionados, durante o ano, 97.905 meios de emergência pré-hospitalar, com eletrocardiogramas realizados no local das ocorrências em 90% dos casos.

Segundo o INEM, este procedimento permitiu identificar os 2.397 doentes com suspeita de enfarte agudo do miocárdio, possibilitando um encaminhamento rápido e eficaz para as unidades de saúde mais adequadas.

Os dados revelam que a maioria dos doentes era do sexo masculino (69%), mais jovens que do sexo feminino (média de idade de 61 anos comparativamente à média de 67 anos).

Os distritos com maior número de registos foram Porto (459), Lisboa (409), Braga (318), Faro (164) e Aveiro (111).

Os hospitais que mais receberam doentes foram o Hospital de Braga (312), Faro (182), Hospital de São João no Porto (169), e os Hospitais de Santa Maria e Santa Marta, com 133 e 130 doentes, respetivamente.

Rogério Moreira Marques salientou que o enfarte agudo do miocárdio continua a ser uma causa significativa de mortalidade em Portugal, ocorrendo devido à interrupção súbita da perfusão sanguínea coronária.

“O tratamento principal para esta doença é a angioplastia primária que terá de ser realizada num hospital de, onde se conclui, que é importante haver um funcionamento em rede entre os hospitais com a capacidade de realização do tratamento necessário e um sistema de emergência pré-hospitalar eficiente que lhes possa levar os doentes”, salientou.

O objetivo da Via Verde Coronária é reduzir “o tempo entre o início dos sintomas e aquele em que é feito o tratamento”, que em grande parte é determinado pela procura dos cuidados de saúde pelo doente, ou seja, “o tempo em que o doente percebe os sintomas ou que os associa a algo grave e liga a pedir ajuda”.

Os sintomas de enfarte agudo do miocárdio incluem dor súbita no peito, com ou sem irradiação para o braço esquerdo, costas ou mandíbula, suores frios intensos, náuseas e vómitos.

O INEM reforça a importância de reconhecer estes sinais e contactar imediatamente o 112, garantindo uma resposta rápida e eficaz.

 A prevenção do enfarte agudo do miocárdio inclui exames médicos regulares, hábitos de vida saudáveis, prática de desporto, e evitar o tabaco e a vida sedentária.

HN // RBF

Lusa/fim

Mais Recentes

Brunch no Boshq disponível desde 17 euros

há 49 minutos

Brunch especial do dia da Mãe é no Lisbon Marriott

há 2 horas

Celebre o Dia da Mãe com carinho e muitos mimos

há 3 horas

Páscoa à mesa: restaurantes celebram a data com propostas de excelência

há 4 horas

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 5 horas

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 23 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 24 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 1 dia

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 1 dia

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 1 dia

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 1 dia

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.