Partilhar

Partido propõe que internato seja integrado na carreira médica

 O PCP vai propor que o internato seja integrado na carreira médica por considerar que poderá contribuir para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e garantir o seu funcionamento adequado.

18 Fevereiro 2025
Forever Young com Lusa

Em declarações aos jornalistas em Leiria, no âmbito das Jornadas Parlamentares do PCP, a líder da bancada comunista, Paula Santos, destacou que “um dos principais problemas com que o SNS hoje está confrontado é a falta de profissionais de saúde, em particular de médicos”.

“É necessário contratar e fixar médicos no SNS para garantir o adequado funcionamento dos serviços públicos de saúde. O que verificamos é que, hoje, o SNS não garante condições e tem levado a que muitos médicos nem sequer optem por ficar no SNS”, referiu.

Paula Santos salientou que 70% das vagas no concurso recente para a contratação de médicos de medicina geral e familiar ficaram vagas, o que “revela bem que há muitos profissionais que fazem outras opções na sua vida, porque não lhes são garantidas essas condições de desenvolvimento profissional no SNS”.

“O que nós vamos propor é a integração do internato médico na carreira médica, ou seja, a fase de formação médica especializada estar já integrada na carreira médica. Quando os médicos internos concluem a sua especialização, já se encontram na carreira”, disse.

A líder parlamentar do PCP reconheceu que são necessárias outras medidas, mas considerou que este projeto de lei contribuiria para a fixação de médicos, porque, “entre a conclusão do internato e o decorrer do concurso até à sua colocação, muitas das vezes há atrasos e médicos que, sem saber como é que vai ser, acabam por tomar outras opções”.

“Neste caso, estando o internato médico já na carreira, os próprios médicos, assim que o internato termina, já estão na carreira e nós achamos que pode ser um elemento que contribua para fixá-los”, disse.

O PCP já tinha apresentado esta proposta durante o processo de discussão do Orçamento do Estado para 2025 e Paula Santos salientou que o partido está a insistir na mesma porque acha que “pode marcar a diferença”.

“Os problemas são estruturais, temos consciência que é preciso uma intervenção com diversas soluções, mas esta, no concreto, pode contribuir para fixar profissionais, dar mais garantias e estabilidade”, referiu.

Para a líder parlamentar do PCP, “está mais do que comprovado que o caminho que o Governo pretende não resolve os problemas do SNS e só tem contribuído para o seu agravamento”.

“São encerramentos, profissionais que continuam a abandonar o SNS, são aqueles que não concorrem aos concursos e as vagas acabam por ficar desocupadas. Portanto, não é isso que é necessário. O que é necessário é investimento”, defendeu.

Esta segunda-feira, no âmbito das jornadas parlamentares, o PCP organizou um encontro sobre saúde na Marinha Grande, no qual vários utentes se queixaram do facto do centro de saúde local ter deixado de funcionar 24 horas sobre 24.

Outra das queixas ouvidas por Paula Santos durante esse encontro relacionaram-se igualmente com a falta de assistência médica em pequenas localidades, como na povoação da Moita, cuja extensão de saúde foi encerrada.

“A freguesia não tem nenhum freguês com assistência de médico de família. Zero. Tem umas instalações [de saúde] modernas, bem apetrechadas com material necessário e já funcionou com bastantes valências. Atualmente está fechada ”, criticou um dos utentes.

Já outro, residente na Vieira, teme que o mesmo se venha a verificar na sua aldeia, salientando que acha que se está a “ensaiar o encerramento” da extensão de saúde local, o que está a ter impactos diretos na sua vida pessoal.

“A minha companheira tem diabetes, felizmente controlados, de nível dois. Já fez três análises para ser vista pelo médico dos diabetes e há 15 meses que não lhe marcam uma consulta”, lamentou.

TA // JPS

Lusa/Fim

Mais Recentes

Reabilitação respiratória: «Aliviar sintomas, aumentar a tolerância ao esforço e promover a qualidade de vida», Ana Alves, fisioterapeuta

há 20 minutos

Óbito: Morreu «El Loco» Gatti, guarda-redes icónico de Boca Juniors e River Plate

há 36 minutos

Septicemia: conheça a condição que levou à morte repentina do cantor Nuno Guerreiro

há 44 minutos

Sarampo: 3 principais sinais de alerta

há 57 minutos

Óbito: Morreu a cantora e compositora brasileira Cristina Buarque, irmã de Chico Buarque

há 1 hora

Modelo de IA do Instituto Superior Miguel Torga potencia medicina de diagnóstico

há 1 hora

Óbito: Recordar o Papa Francisco: 12 anos de Pontificado em frases

há 2 horas

É assim que vai ser escolhido o novo Papa: com regras rígidas e em segredo

há 2 horas

Óbito: Morreu o Papa Francisco

há 2 horas

Timberland e a casa de moda parisiense JACQUEMUS revelam a sua nova colaboração exclusiva

há 22 horas

Colombo volta a transformar-se num Hospital da Bonecada: uma experiência para todas as crianças

há 23 horas

Opinião: «E se os ovos de Páscoa ensinassem como transformar guloseimas em lições de finanças»,

há 1 dia

6 em cada 10 donos têm dificuldades em encontrar alojamentos que aceitem animais de estimação

há 2 dias

Se lhe apetece celebrar a Páscoa de forma diferente este brunch pode bem ser uma opção

há 2 dias

Opinião: «Dia Mundial do Fígado: um apelo à prevenção e consciencialização»,

há 2 dias

Brunch no Boshq disponível desde 17 euros

há 2 dias

Brunch especial do dia da Mãe é no Lisbon Marriott

há 2 dias

Celebre o Dia da Mãe com carinho e muitos mimos

há 2 dias

Páscoa à mesa: restaurantes celebram a data com propostas de excelência

há 2 dias

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.