Desde crianças aprendemos que um dia tem 24 horas, pois é o tempo que o planeta Terra leva para girar no seu próprio eixo. Para ser mais exato, um dia agora dura 23 horas, 56 minutos e 4 segundos . Mas não é um tempo fixo, pois muda dependendo da estação do ano. O movimento de rotação também mudou ao longo do tempo, e mais exatamente ao longo dos 4,43 bilhões de anos desde a existência do Planeta Azul . Isso significa que a duração dos dias também está a mudar e está a afastar-se das 24 horas que conhecemos hoje.
Um grupo de cientistas publicou um estudo indicando que, devido a essas mudanças , espera-se que a Terra tenha dias de 25 horas . Porque o nosso planeta gira em torno de seu próprio eixo que passa pelos polos Norte e Sul (no movimento de rotação), mas também se move à volta do Sol (translação). Graças a isso, existem o dia e a noite, assim como as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
Mas por que está esse movimento de rotação da Terra a diminuir? Primeiro, os dias estão a ficar mais longos devido à interação gravitacional com o Sol e a Lua . Esse fenómeno é chamado de desaceleração da rotação da Terra. A gravidade da Lua causa marés na Terra, e o atrito entre as marés do oceano e o fundo do mar desacelera a rotação da Terra. É por isso que os dias ficam 1,7 milissegundos mais longos a cada século.
A Terra terá 25 horas daqui a cerca de 200 milhões de anos.