<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Dengue: Brasil anuncia vacina contra a doença em dose única de produção local

25 Fevereiro 2025
Forever Young com Lusa

O Governo brasileiro anunciou hoje a produção local, em larga escala, de uma vacina de dose única contra a dengue, para pessoas com idades entre os 2 anos e os 59 anos, a partir de 2026.

Num evento realizado no Palácio do Planalto, foi afirmado que a expectativa do Brasil é produzir 60 milhões de doses anuais do imunizante contra a dengue, com possibilidade de ampliação conforme a procura e a capacidade produtiva, numa parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, que conta com financiamento público e privado.

De acordo com o Governo brasileiro, a vacina serve para os quatro sorotipos da dengue e mostrou eficácia de 79,6% a 89,2% contra a doença.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador do país sul-americano, está a analisar o pedido de registo do medicamento desde o fim do ano passado.

No início deste mês, o órgão pediu esclarecimentos e mais dados ao Instituto Butantan.

Após a aprovação, o imunizante será integrado no Programa Nacional de Imunizações do Brasil.

A ministra da Saúde brasileira, Nísia Trindade, anunciou, na mesma cerimónia, planos para reforçar parcerias para assegurar acesso a insulinas e a vacinas contra a gripe aviária e contra o Vírus Sincicial Respiratório.

CYR // MLL

Lusa/Fim