<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Deve ou não atender uma chamada de um número desconhecido? Autoridades dão a resposta e revelam truque para decidir

26 Fevereiro 2025
Forever Young

Atender ou não atender: eis a questão. 

A Polícia Nacional espanhola publicou um vídeo nas suas redes sociais numa tentativa de responder a uma dúvida que muitos cidadãos têm: como saber se devem ou não atender uma chamada de um número desconhecido.

«Ouçam com atenção porque temos um método para atenderem chamadas de estranhos com a máxima segurança», começa por referir o policia no vídeo.

O agente de autoridade refere que «pode receber uma ligação do hospital para marcar uma consulta médica, ou pode ser sobre uma encomenda que está ansiosamente à espera, ou ainda pode ser um velho amigo que mudou de número. Mas não atende com medo de cair num golpe».

Dito isso, continua a explicar o chamado “método LAP”.

A primeira letra, o ‘L’, significa “Localização”: «antes de atender uma chamada, olhe atentamente para o prefixo para descobrir a sua localização. Se for diferente de 00351 de Portugal, não atenda, a menos que esteja à espera de uma chamada daquele país especifico».

Depois vem o “A”, de Autor: «o segundo passo é identificar a pessoa do outro lado da linha. Se acha que conhece a pessoa que está a ligar, não confie, verifique. Seja pedindo informações que só vocês sabem, como o seu aniversário, o nome de um animal de um estimação ou a sua cor favorita, ou usar um código previamente acordado».

«Se não conhece a pessoa que está a ligar e não tem vínculos ou interesses com a entidade da qual ela afirma estar a ligar , entra em ação o “P” de “Propósito”.

«Tenha cuidado, pois este é o último e mais importante passo», sublinham as autoridades. «Mesmo que tentem fazer com que dê uma resposta rápida, mantenha a calma e tente tomar a iniciativa na conversa . O perigo é que peçam as suas informações pessoais, dados bancários ou até dinheiro usando qualquer desculpa. Se isso acontecer, desligue o mais rápido possível e bloqueie o número», recomenda a polícia.