<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Há um país que está a vender passaportes como forma de combater as alterações climáticas

18 Março 2025
Forever Young

O valor da venda será usado na realocação de 90% da população de Nauru, pequena ilha de 21 quilómetros quadrados.

O presidente de Nauru, pequena ilha no Pacífico de apenas 21 km² de área total, anunciou que quer vender a cidadania do país para combater os efeitos das mudanças climáticas, refere a Exame.

«O objetivo é arrecadar US$ 65 milhões para mover 10 mil pessoas das suas casas devido ao avanço do nível do mar — e os casos cada vez mais graves de inundações, que ameaçam a saúde e a existência do país», é avançado.

De acordo com o presidente David Adeang, «o valor será destinado à transformação do interior do país, que foi devastado pela exploração de fosfato», além «da perda da vegetação, a área, que representa 80% da ilha, também teve o solo removido, sendo inabitável durante décadas», acrescenta

O projeto inclui a construção de uma nova cidade na ilha, além de locais de trabalho e fazendas. «A obra permitirá que 90% da população seja realocada na ilha, evitando mais perdas devido às enchentes», afirma o responsável

O valor cobrado pelo passaporte de Nauru começa nos US$ 140 mil, e, além do acesso à ilha, a cidadania garante entrada em mais de 50 países sem a necessidade de visto, como Reino Unido, Irlanda, Emirados Árabes Unidos, Singapura e Hong Kong.