<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Programa para recuperar cirurgias não oncológicas permitiu operar 400 doentes

21 Março 2025
Forever Young com Lusa

O plano para recuperação de cirurgias não oncológicas permitiu operar cerca de 400 doentes, reduzindo em 5% o número de utentes que estavam fora do tempo médio de resposta garantido (TMRG), anunciou hoje o Ministério da Saúde.

 

“Ao abrigo deste programa, já foram operados cerca de 400 doentes, contribuindo para uma redução do número de doentes fora dos TMRG em 5% e para um aumento de 2% no número total de cirurgias realizadas”, adiantou à Lusa o gabinete da ministra Ana Paula Martins.

O Plano de Curto Prazo de Melhoria do Acesso a Cirurgia Não Oncológica (PCPMACNO), uma das medidas que constam do Plano de Emergência e Transformação da Saúde (PETS), aprovado pelo Governo em maio, pretende reduzir a lista de inscritos acima do TMRG.

De acordo com o ministério, este programa “impulsionou significativamente a recuperação da atividade assistencial” dos utentes inscritos em lista de espera cirúrgica não oncológica fora dos TMRG, aumentando a capacidade de resposta cirúrgica.

Os dados disponibilizados à Lusa indicam que, em 2024, foram operados mais 72.315 (10,1%) doentes não oncológicos do que em 2023, mas o Governo salientou que a lista é dinâmica, com a constante entrada de novos doentes.

Em 2024, entraram para a lista de inscritos em cirurgia (LIC) não oncológica mais 55.094 (6,5%) doentes do que em 2023, adiantou ainda o ministério.

Em relação às cirurgias oncológicas, que mereceu um programa específico no PETS, os dados do Governo indicam que, em 2024, foram operados mais 9.441 (13,8%) doentes oncológicos do que em 2023.

No último ano, entraram para a lista de inscritos em cirurgia oncológica mais 9.190 (12%) doentes do que em 2023, refere também o ministério, adiantando que, em 2024, existiam 19,4% doentes oncológicos fora TMRG, quando em 2023 eram 27,9%.

“Só este ano de 2025 e até 19 de março, já foram operados 184.492 doentes não oncológicos e 19.053 oncológicos”, avançou a mesma fonte.

Os dados referem ainda que, de abril de 2024 a janeiro deste ano, verificaram-se mais 160.042 novos utentes inscritos nos cuidados de saúde primários e que foi atribuído médico de família a mais 161.121 pessoas.

O total de utentes com médico de família passou, nesse período, de 8.775.694 para 8.936.815, apontou o ministério, ao adiantar que, em janeiro, aposentaram-se 13 especialistas de medicina geral e familiar, que corresponde no mínimo a 20.150 utentes que perdem médico de família.

PC // JMR

Lusa/Fim

Mais Recentes

Eridu: a cidade mais antiga da humanidade está a reescrever a história da civilização

há 12 segundos

Dentes do siso podem esconder células que revolucionam tratamentos de doenças, revela estudo

há 26 minutos

Um “plástico bolha” capaz de salvar o mundo? Novo material extrai água potável… no meio do deserto

há 3 horas

Como funciona o cérebro de um psicopata? Saiba o que diz um novo estudo

há 3 horas

Qual será o cheiro do Inferno? IA ajuda a reviver odores históricos

há 4 horas

Beber café sem açúcar ou natas pode ajudar a viver mais, revela estudo

há 4 horas

5 factos (curiosos) sobre o seu coração que provavelmente desconhece

há 4 horas

Sono profundo pode desbloquear momentos de génio: estudo revela ligação entre sestas e criatividade

há 5 horas

10 superalimentos essenciais para mulheres com mais de 50

há 5 horas

Uma em cada 10 pessoas tem sinais atípicos: se é o seu caso, cuidado

há 5 horas

Transforme os seus sonhos em objetivos realizáveis com estas 8 dicas

há 6 horas

Nem natação nem pilates: este é o exercício que mais ajuda as pessoas com dores articulares

há 22 horas

Detesta fazer desporto? Descobrimos a alternativa perfeita para si

há 22 horas

Estudo esclarece dúvida: pode uma pessoa celíaca beijar alguém que tenha comido glúten?

há 22 horas

Diz a ciência que é isto que acontece ao corpo se consumir ananás em lata

há 22 horas

Fotoproteção é eficaz… mas não infalível — o alerta de uma dermatologista

há 22 horas

Gelado e esplanada: a combinação perfeita para este verão

há 23 horas

Com este calor nada sabe melhor do que um banho: mas quantos podemos tomar por dia? Especialistas respondem

há 23 horas

Quantos gelados podemos comer nos dias de calor, segundo a ciência?

há 23 horas

Toma algum destes remédios? Então o calor pode ser ainda mais perigoso para si (é preciso muito cuidado)

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.