<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

«Pessoas que cresceram com pais rígidos têm estes 5 hábitos», refere psicóloga

25 Março 2025
Forever Young

A psicóloga Tara Whitmore afirma que «pessoas que tiveram uma criação mais restritiva e rígida amadurecem com características  mais definidas»

Tara Whitmore é uma psicóloga que escreveu sobre os hábitos que os adultos costumam ter devido à educação rigorosa que receberam dos seus pais.

Estes são os hábitos das pessoas que tiveram uma educação rígida

1. Respeito pela autoridade
Quando os indivíduos crescem num ambiente no qual o respeito e a autoridade são primordiais, isso molda a forma como interagem com as outras pessoas, mas também os leva a respeitar a autoridade em qualquer etapa da vida, seja na escola, na universidade ou no trabalho.

Tendem a ser menos propensos a questionar algo sem uma razão justificada, respeitam procedimentos e protocolos.

Embora esse costume possa ser benéfico em muitos aspctos da vida, ele deve ser equilibrado com a capacidade de questionar quando necessário, explica a especialista.

2. Pontualidade como norma 
Para muitos adultos que foram criados por pais rígidos, a pontualidade desempenha um papel importante, pois é considerada uma das principais virtudes e uma obrigação ensinada desde a infância com frases como: “chegar atrasado é inaceitável”. Essa ideia costuma ressoar na sua memória ao longo dos anos.

3. Responsabilidade
Assim como a pontualidade, a responsabilidade também tem grande importância. Aqueles que cresceram com pais rígidos têm compromisso com o que fazem, o que os leva a cumprir as suas obrigações com diligência e consciência.

Essas responsabilidades podem ser tanto profissionais quanto pessoais, mas a insistência dos pais é sempre a mesma: é preciso cumprir a palavra dada e honrar os compromissos assumidos.

4. Valorizar o trabalho árduo
As pessoas cujos pais ensinaram, desde a infância, a importância do esforço e da perseverança costumavam ser recompensadas após realizarem um trabalho árduo.

5. Autodisciplina
Uma educação rigorosa fomenta uma “autodisciplina excecional”, e essa pode ser uma das heranças mais significativas. Na vida adulta, essas pessoas tendem a controlar os seus impulsos, adiar gratificações e perseguir os seus objetivos com persistência.