<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Uma dúvida pertinente: tenho 50 anos, posso fazer uma cirurgia plástica?

28 Março 2025
Forever Young

Devido ao processo natural de envelhecimento, com o passar dos anos, o corpo humano transforma-se.

A idade impede a realização de cirurgia plástica?
Não. A idade por si só não é um fator que impeça a realização de cirurgias plásticas, porém o quadro do paciente precisa ser analisado.

Caso ele tenha mais de 50 anos e apresente comorbidades crónicas, será necessário analisar com cuidado a viabilidade da cirurgia plástica.

Cuidados especiais para cirurgias em pessoas com mais de 50 anos
O paciente com mais de 50 anos precisa de saber quais os cuidados especiais a seguir na maioria das cirurgias dessa faixa etária:

  • Não é indicado realizar de cirurgias combinadas: É frequente que pacientes queiram fazer vários procedimentos numa internação, como abdominoplastia e implantes de silicone, entre outros. Porém, se o paciente tiver idade avançada, os riscos oferecidos pelas cirurgias combinadas podem ser maiores.
  • Controle as doenças crónicas: Esse fator é muito importante para o sucesso da cirurgia plástica. Doenças como diabetes podem influenciar na cicatrização, com consequências no pós-operatório e na recuperação. Portanto, tenha a certeza de que as doenças crónicas como hipertensão, urticária, diabetes, entre outas, estão controladas.
  • Controle de hábitos prejudiciais: O tabagismo, por exemplo, influencia muito no sistema vascular e na cicatrização. É um fator que pode impedir o paciente de realizar cirurgia plástica, portanto converse com o seu cirurgião sobre esse assunto.

Pós-operatório de pessoas com mais de 50 anos
O pós-operatório, de forma geral, é um período de recuperação. Porém, para que essa recuperação seja completa, são necessários alguns cuidados e planeamentos antecipados. Por exemplo:

Cardápio: o que você vai comer e quem vai cozinhar
Rotina familiar
Rotina no trabalho
Rotina de limpeza da casa
Rotina de visitas

No pós-operatório, o paciente fica com o seu sistema imunológico mais fraco e propenso a outros problemas, o que o deixa mais suscetível a situações inesperadas. Portanto, tenha o planeamento destas questões muito bem definido.