Existem inúmeras causas que podem levar à dor nas costas recorrente, algo que afeta uma percentagem muito alta da população adulta no mundo todo, principalmente devido ao estilo de vida atual e ao sedentarismo predominante . A maioria das pessoas que sofrem de dores nas costas frequentes também relatam dificuldades para dormir, além de dificuldade para realizar diversas atividades devido ao desconforto.
Embora o fisioterapeuta muitas vezes se torne o aliado perfeito para aliviar a dor, os especialistas mencionam um hábito simples, acessível a todos e no qual normalmente não focamos a atenção, que pode servir para aliviar o desconforto e permitir levar uma vida normal.
Dependendo da causa e da natureza da dor nas costas, um médico ou fisioterapeuta pode recomendar exercícios e alongamentos específicos . No entanto, há um hábito simples que muitas pessoas ignoram: caminhar.
Caminhar é excelente para prevenir e aliviar dores nas costas, pois fortalece a coluna. O movimento é a solução. Caminhar proporciona mais extensão do que sentar, o que reduz a pressão na coluna. Pode parecer contraintuitivo movimentar-se com dor, mas o movimento faz com que o líquido sinovial se mova, o que ajuda a soltar as articulações.
Caminhar ajuda a relaxar os flexores do quadril, ativa o core e envolve os estabilizadores profundos da coluna, o que reduz a pressão sobre os músculos e estruturas das costas. E não apenas elimina a dor, mas pode ajudar a preveni-la.
Devemos pensar no movimento como se fosse um remédio. Tomamos medicamentos para prevenir sintomas ou tomamos para aliviá-los. Caminhar é uma atividade excelente para prevenir e melhorar os sintomas de dor nas costas e, ao mesmo tempo, reduzir as possibilidades de lesões.