Partilhar

Tem a noção exata da importância de perder peso?

Emagrecer (perder peso) de uma forma saudável é um importante objetivo, não só para a melhoria da autoestima, mas sobretudo porque permite reduzir o risco de desenvolver inúmeras patologias (doenças). 

30 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

Um aumento de peso, ou seja, “engordar” resulta de um aumento da massa gorda. Mas qual o mecanismo que se encontra na base do aumento da massa gorda?

O aumento de peso resulta de uma ingestão de calorias superior aquelas que são gastas e, estas calorias excessivas vão-se acumulando e armazenando sob a forma de gordura no nosso corpo.

Então, a estratégia mais eficaz para perder peso, passará por gastar mais calorias através da atividade física e ingerir menos calorias através da alimentação.

A forma de ingerirmos menos calorias sem comprometer uma alimentação rica e equilibrada é a nossa principal missão ao longo deste artigo.

Segunda a Organização Mundial de Saúde (OMS) a obesidade é um dos desafios de saúde pública do século XXI, sendo que a sua prevalência tem vindo a aumentar, tendo triplicado nos países da União Europeia desde os anos 80.

O excesso de peso aumenta o risco de desenvolvimento de várias doenças, como as doenças cardiovasculares, cancro e diabetes. Perder peso não significa, assim, apenas diminuir um tamanho ou dois na roupa que se veste.

É consensual na comunidade científica que uma perda de peso entre 5 a 10% traz benefícios preciosos em termos de melhoria de saúde e diminuição de risco de doença. Mesmo perdas de peso modestas vão influenciar positivamente determinadas condições como a tensão arterial ou os níveis sanguíneos de açúcar e colesterol.

De facto, muitas doenças relacionam-se, direta ou indiretamente, com a obesidade. Por exemplo, as doenças cardiovasculares, a diabetes tipo 2 e as doenças osteoarticulares talvez sejam as mais populares, no entanto, sabe-se, por exemplo, que a obesidade aumenta significativamente o risco de vários tipos de cancro (esófago, intestino, mama).

A depressão e a estigmatização (principalmente nas mulheres) são também, muitas vezes, desencadeadas pelo excesso de peso.

Para além destas, muitas outras doenças estão relacionadas com o excesso de peso. Por isto, perder peso de forma saudável deve ser uma meta fulcral na vida de qualquer pessoa com obesidade.

 

Mais Recentes

A partir de hoje este signos vão receber (muito) dinheiro, garantem os astros

há 28 segundos

Um dos 100 melhores spas do mundo é português

há 14 minutos

Se é fumador cuidado: brevemente deixará de o poder fazer nas esplanadas

há 56 minutos

Envelhecimento cerebral: cientistas identificam 13 proteínas que podem dar pistas para compreender as doenças neurodegenerativas

há 1 hora

Entrega de presentes em risco: Lapónia cancela o Natal (e este é o motivo)

há 1 hora

Relatório revela as piores e as melhores companhias ferroviárias da Europa: saiba em que lugar está a CP

há 2 horas

Lembra-se de ‘Trainspotting’? Autor avança com sequela e revela o nome da obra que segue a vida das personagens Renton, Spud, Sick Boy e Begbie

há 2 horas

Este é o aeroporto europeu com mais movimento: adivinha onde está localizado?

há 2 horas

Última hora: arqueólogos descobrem túmulo de São Nicolau, a inspiração do “Pai Natal”

há 2 horas

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 18 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 18 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 19 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 20 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 20 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 20 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 20 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 21 horas

Diga adeus aos cabelos grisalhos: este produto da Mercadona rejuvenesce os cabelos a partir dos 40 por apenas 3,90 euros

há 21 horas

Um dos casacos mais populares do Lidl está prestes a esgotar: protege do frio e custa 14,99 euros

há 21 horas

Nem lixivia nem vinagre: este é o produto que tira as manchas de tinta da roupa deixando-a como nova

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.