Cada pessoa tem as suas próprias preferências quando se trata de tomar banho. Algumas pessoas adoram um banho longo e morno, enquanto outras preferem ficar debaixo de água fria e refrescante. Um meio-termo entre os extremos é alternar os banhos — a maneira perfeita de fortalecer o sistema imunológico.
Mas acontece que muitas pessoas desenvolvem manchas vermelhas após o banho, relatando também episódios de comichão.
Principalmente depois de um banho longo e quente, a pele pode reagir de forma sensível. Para neutralizar isso, temperaturas mais baixas podem ser testadas. Algumas pessoas têm essa temperatura limite, pelo que essa não deve ser excedida ou diminuída – dessa forma, as manchas vermelhas podem ser evitadas, na maior parte dos casos.
Outra possível causa comum é o gel de banho , ao qual a pele reage de forma hipersensível. Isso pode manifestar-se de duas maneiras: além de manchas vermelhas, muitas pessoas também costumam reclamar de comichão após um banho longo.
Os géis de banho geralmente têm um alto valor de pH, ao qual a pele reage de forma sensível. Trocar para um sabonete com pH neutro pode ajudar a prevenir a comichão. O banho em si também não deve ser muito longo nem muito quente, caso contrário, a película protetora natural dissolver-se-á. Depois do banho, também é mais saudável que a pele seja limpa com delicadeza. Esfregar vigorosamente não é saudável para a pele a longo prazo.