Alunos da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) estão a dinamizar formações sobre alimentação e prevenção do cancro a alunos do ensino secundário. São ações totalmente pensadas pelos estudantes, com a supervisão de docentes e da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e pretendem que estes aprendam divertindo-se, através da dinamização de quizzes e concursos.
A ideia é que entre jovens, que falam a mesma linguagem, se consiga aumentar a literacia para estes assuntos. As primeiras sessões estão a decorrer esta semana, até amanhã, dia 21, no Agrupamento de Escolas Daniel Faria, em Baltar (Paredes)
Esta é uma primeira iniciativa junto da comunidade do projeto Universitários Contra o Cancro, uma parceria da Liga Portuguesa Contra o Cancro com o Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) da CESPU.
Tem como objetivo capacitar jovens adultos para que eles próprios possam ser promotores e dinamizadores de iniciativas no âmbito da literacia em saúde. O projeto Universitários Contra o Cancro promove o aumento de conhecimento, capacidades e confiança de jovens adultos para contribuírem ativamente para a promoção de saúde, cuidado e práticas inclusivas em oncologia e capacita-os como “advocaters” para a prevenção da doença. Em simultâneo, procura implementar programas de educação por pares para a prevenção e cuidados em oncologia.
Os estudantes da CESPU, da licenciatura de Ciências da Nutrição, tiveram já em março um bootcamp com a LPCC em que receberam formação sobre doença oncológica. E a partir daí desenharam este projeto que agora chega a esta escola de Paredes. Pretende-se alargar, já no próximo ano letivo, a mais alunos e também envolver colegas de outras licenciaturas do IUCS-CESPU.