Manuel Torreiglesias , figura veterana da televisão espanhola e apresentador do Saber vivir , faleceu aos 84 anos. A informação foi confirmada pela Câmara Municipal de Pontedeume (Galiza) , que há alguns anos o nomeou filho predileto, expressando as suas condolências à família.
“Ele foi um dos apresentadores de rádio e televisão mais proeminentes da Espanha. Queremos expressar nosso total apoio à sua família e entes queridos”, escreveu a câmara nas redes sociais.
Torreiglesias, professor de formação e depois graduado em Medicina, tornou-se um clássico da TVE durante os anos em que apresentou o Saber vivir , onde dava conselhos sobre saúde e bem-estar.
O programa, que não só oferecia conselhos e debates sobre vários tópicos de estilo de vida, mas também respondia a perguntas dos telespectadores, começou em 1997. Torreiglesias dirigiu e apresentou o programa, que acabou por conquistar o carinho dos telespectadores.
Torreiglesias apresentou o Saber vivir até maio de 2009, quando a RTVE rescindiu seu contrato após “detetar que o programa que ele apresentava violava algumas das regras básicas da emissora quanto à inclusão de espaços publicitários nos programas”.
Naquela época, a Televisión Española o substituiu pelo Luis Gutiérrez, colaborador regular do programa, e Torreiglesias mudou-se para a Intereconomía, onde passou a apresentar outro programa de saúde e bem-estar, + Vivir, até 2013.
Torreiglesias recebeu o prémio Antena de Oro por seu trabalho à frente do Saber Vivir em 2008 e, além de seu trabalho na televisão, publicou vários livros ao longo da sua carreira.