<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

7 em cada 10 lares deixam este aparelho em standby a noite toda e gastam 180 euros sem se aperceberem 

2 Junho 2025
Forever Young

“Não pensei que isso teria tanto impacto na minha conta.”

É um gesto comum: controle remoto da TV carregar no botão para desligar e ir para a cama. Outra coisa semelhante a fechar o computador de mesa e levantar da cadeira. Ambas representam um aumento na conta de luz, é o que afirma o portal francês Farmitoo , que inclui cálculos da empresa Enedis.

Sete em cada 10 lares franceses perdem dinheiro ao manter um hábito generalizado. Cerca de 180 euros por mês que vão diretamente para o aumento da conta de luz.

Esses hábitos têm a ver com a série de aparelhos que a cada noite permanecem em modo standby. Embora pareça que eles não estão a consumir energia, a realidade é que estão mesmo. Isso acontece com computadores, televisores , mas também com carregadores conectados.

Às vezes, essa despesa “oculta” ou em segundo plano pode chegar a 10% do consumo total de eletricidade de uma casa média.

Mas a solução é muito simples e não exige um grande investimento.

Pode optar por colocar uma tomada em todos esses tipos de dispositivos. Dessa forma, só precisa de desligar o aparelho e depois desconectar o filtro de linha ou o adaptador. Passa de apertar um botão para apertar alguns, um incómodo que vale a pena em termos de economia de energia.