<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

«Água potável insegura é responsável por 18% dos óbitos em Portugal», revela Organização Mundial de Saúde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou hoje que 5% da população portuguesa vive sem água potável segura e 7% sem saneamento seguro, alertando que essas falhas são responsáveis por 18% das mortes por diarreia.

 

Na atualização de 2024 dos indicadores de desempenho de Saúde e Ambiente para 194 países, hoje divulgada, a OMS não tem dados sobre o financiamento para a implementação do plano nacional para água potável, saneamento e higiene pessoal adequada.

O documento oferece uma visão geral dos valores ideais dos indicadores que os países devem alcançar, definindo prioridades para “criar populações mais saudáveis através de ambientes saudáveis”.

Os quadros de pontuação dos países, lembra a OMS, são limitados pela disponibilidade de dados, podendo não incluir todas as áreas da saúde e do ambiente ou outras informações relevantes.

No panorama português, a OMS indica que a qualidade do ar, embora seja considerada segura para todos os cidadãos, tem impacto em 10% das mortes por acidente vascular cerebral (AVC) e isquemia cardíaca.

A OMS observa que a poluição do ar provoca “muitas outras doenças e resultados adversos para a saúde”, justificando que, para o quadro de Portugal, apenas o AVC e a isquemia cardíaca foram escolhidos.

O documento refere, no entanto, que Portugal segue as normas legais para a emissão de partículas finas (PM2,5) da União Europeia (UE), mas não tem políticas em conformidade com as Diretrizes de Qualidade do Ar da OMS.

Os combustíveis e as tecnologias limpas são aqueles que atingem os níveis de PM2,5 e monóxido de carbono (CO) recomendados nas Diretrizes de Qualidade do Ar da OMS (2021).

Os combustíveis limpos incluem a energia solar, elétrica, biogás, gás natural, gás de petróleo liquefeito (GPL) e combustíveis alcoólicos, incluindo o etanol.

Desconhecendo a avaliação e plano nacional e o compromisso de Portugal com o Programa de Saúde da cimeira sobre as alterações climáticas (COP26), a OMS salienta que são usados 69% dos combustíveis fósseis e da tradicional de biomassa no consumo final total de energia.

Sobre a biodiversidade, foi possível detetar que Portugal tem 17% da área terrestre e marinha protegida, mais de metade do proposto na meta global de 2030.

Quanto ao uso de químicos, Portugal regista menos de uma morte por envenenamento por 100.000 crianças menores de cinco anos por ano.

Em relação à saúde ocupacional, a OMS diz que 3% dos trabalhadores estão expostos a jornadas de trabalho prolongadas.

Os indicadores de desempenho mostram que há uma média de 19 mortes por 100.000 pessoas em idade ativa por doenças resultantes de riscos profissionais e dois óbitos por lesões decorrentes de riscos profissionais, por ano.

Sobre os estabelecimentos de saúde sem serviços básicos, a OMS não encontrou dados.

JML // FPA

Lusa/Fim

Mais Recentes

Parceria aérea liga economia indiana em rápido crescimento à América do Norte e à Europa

há 3 horas

União Europeia aprova atrasos maiores – até 6 horas – e menos indemnizações para os passageiros aéreos

há 3 horas

Cancro do pulmão: avanço no tratamento vem do fundo do oceano

há 3 horas

Nem um minuto a mais: este é o tempo que pode manter a carne fresca no frigorifico

há 4 horas

Lentes de contato: todo o cuidado é pouco, pois há riscos escondidos

há 4 horas

O alerta vem dos especialistas: «estas manicuras da moda causam unhas podres, fungos e infeções»

há 4 horas

Descobre no jardim de casa um tesouro de mais de 26 mil euros: entrega-o e recebe recompensa “ridícula”

há 4 horas

Opinião: «A gordura do lipedema não responde a dieta ou exercício físico», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 5 horas

Nunca mais diga esta frase aos seus netos: «está a “pedir” que eles mintam», garante especialista

há 5 horas

Dieta: está difícil de atingir os seus objetivos? Conheça o que pode estar a correr mal e corrija

há 6 horas

Corrida: 5 erros que comprometem os resultados e causam lesões. Evite-os

há 6 horas

Maquilhagem perfeita: alcance o sonho de todas as mulheres pondo em prática estas 7 dicas

há 6 horas

Eutanásia: o que diz a lei portuguesa e como é o procedimento

há 6 horas

12 erros de decoração que podem (mesmo) tornar os espaços em algo (muito) desagradável

há 7 horas

Roteiro de verão: 6 destinos imperdíveis (dentro e fora de Portugal) para ir conhecer em autocaravana

há 7 horas

Brasserie de L’Entrecôte abre novo restaurante em Lisboa e nós descobrimos onde

há 8 horas

«Celebre o verão com experiências memoráveis»: o convite é desta cadeia hoteleira

há 8 horas

Um refúgio sustentável por explorar: venha descobrir o mar Vermelho Saudita

há 8 horas

A 10 minutos do castelo, Leiria acolhe nova unidade hoteleira

há 9 horas

Opinião: «A obesidade e o cancro do pâncreas», Marília Cravo, gastrenterologista

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.