Pode um casamento provocar depressão? Estes são os sinais a que deve estar atento

O seu relacionamento pode ser uma das principais causas de angústia e frustração.

Uma depressão é algo capaz de nos deixar sob uma permanente “nuvem negra” que condiciona toda a nossa vida. Sentimo-nos angustiados, tristes, pesados e sem qualquer interesse nas atividades do dia-a-dia. Já alguma vez pensou se o seu casamento pode estar a agravar esta situação angustiantes?

Sendo certo que podem existir muitas causas para uma depressão, é certo que o seu relacionamento amoroso pode ser um enorme fator de risco. Se se sente constantemente vulnerável, incapaz, sem poder ou magoado junto do seu parceiro, é provável que se torne mais susceptível a uma depressão situacional.

[Leia também: Estes são os sinais de que o seu casamento pode vir a não durar muito tempo]

Eis alguns dos principais sinais e “sintomas” a que deve estar mais atento. Não ignore estes alertas e procure prevenir que este sejam capazes de interferir com o seu bem-estar. Caso seja necessário consulte um terapeuta e procure o apoio de familiares/amigos.

 

  1. Sente-se dominado/a

Uma depressão pode surgir com maior facilidade sempre que nos sentimos mais pequenos ou menos poderosos do que as pessoas com quem interagimos e com quem somos mais íntimos. É certo que nem todas as diferenças de poder podem causar sentimentos mais angustiantes, por vezes é algo natural que define o caráter de um determinando relacionamento. No entanto sempre que este poder é utilizado para dominar e menosprezar a outra pessoa, então isso poderá ter efeitos nefastos para o seu bem-estar emocional. Procure situações de equilíbrio, em que poder seja partilhado pelos dois.

 

  1. Sente-se criticado/a

Aqui falamos daquele tipo de comentários e críticas que nos baixam a autoestima. Receber feedback é habitualmente algo bom e importante, sobretudo numa relação, mas é fundamental que isto seja feito com um intuito positivo e não com o objetivo de fazer a outra pessoa sentir-se mal. A forma como o casal conversa e a escolha de palavras que assume pode facilmente criar um ambiente negativo e devastador.

 

  1. O seu parceiro está sempre certo

Existem algumas pessoas que sentem uma necessidade pouco saudável de provar que estão sempre certas. Isto pode ser algo inofensivo, no entanto pode igualmente assumir um cariz mais preocupante sempre que um parceiro demonstra uma total incapacidade de admitir certos erros. Sobretudo se este tipo de comportamento tiver como pressuposto a ideia de que você está sempre errado/a.

 

  1. O seu parceiro tenta controlar a sua vida

Este um sinal altamente preocupante. Sempre que alguém tenta definir e controlar a forma como o seu respetivo parceiro utiliza o tempo – limitando por exemplo convívios familiares ou com amigos – então isso pode certamente fragilizar a outra pessoa, deixando-a a sentir-se indefesa ou incapaz. Infelizmente existem pessoas que sentem a necessidade de retirar todo o poder ao outro, e passar a controlar de forma exclusiva a sua vida. Este tipo de comportamentos pode estar na origem de sentimentos depressivos que coloquem em causa o seu bem-estar.

 

  1. O seu parceiro está sempre irritado

Um constante estado de irritabilidade pode ter terríveis consequências para o bem-estar de uma família ou de um relacionamento. A raiva é uma energia “tóxica” que se espalha com facilidade, podendo facilmente interferir com a disposição das outras pessoas, tornando-as mais susceptíveis a uma depressão. Esta é uma emoção que pode ainda gerar comportamentos abusivos que tenham como objetivo enfraquecer a outra pessoa.

 

 

[Leia também: 10 erros a evitar ao fim de alguns anos de casamento]

 

 

Ler Mais