<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Depois de ler este artigo nunca mais vai deitar fora as cascas dos ovos: «é um superalimento», dizem os especialistas

10 Junho 2025
Forever Young

As cascas dos ovos que normalmente deitamos têm mais utilidade do que se podia pensar.

Este resíduo doméstico pode transformar-se num superalimento e num fertilizante ecológico, com base em estudos científicos fidedignos.

As cascas dos ovos podem ser consumidas. Segundo a Healthline, as cascas de ovo são compostas de cerca de 95% por carbonato de cálcio — o mesmo tipo de cálcio usado em suplementos vendidos em farmácias.

Um estudo citado pela mesma fonte demonstrou que a absorção do cálcio das cascas dos ovos é comparável — senão superior — ao de suplementos comerciais. E também fornece inegavelmente pequenas quantidades de magnésio, fósforo e outros minerais essenciais. A casca deve ser bem esterilizada e moída até virar pó fino, para evitar contaminações e assegurar absorção pelo organismo.

Lave as cascas, retire qualquer resíduo de clara ou gema, seque no forno por 10 minutos a 180 °C, depois triture-as até obter um pó ultrafino. Pode juntar esse pó a smoothies, iogurtes ou simplesmente dissolver numa bebida — com moderação. Uma colher de café por dia é suficiente para adultos saudáveis.

Um estudo publicado na MDPI Agronomy demonstrou que as cascas dos ovos trituradas são eficazes para corrigir a acidez do solo e aumentar a biodisponibilidade de fósforo em terrenos argilosos ou arenosos. Resultado: plantas mais saudáveis e maior produtividade.