A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) está a promover um novo mestrado em Medicina e Ciência Regulamentar, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento clínico de tecnologias de saúde, a sua aprovação junto das entidades reguladoras, e a colocação no mercado por forma a contribuir para o aumento da esperança e qualidade de vida da população.
Este curso tem, também, por objetivos promover a integração dos profissionais em equipas de pesquisa e inovação em ciência regulamentar e de facilitar a candidatura a projetos de investigação na área.
Ao longo de quatro semestres, a formação irá aprofundar temáticas como fundamentos do sistema regulamentar, normas de orientação científica, ensaios clínicos, produtos órfãos, pediátricos e doentes frágeis, farmacovigilância, reembolso e sustentabilidade.
Podem candidatar-se os titulares de licenciaturas/Mestrado Integrado ou equivalente legal em Medicina, e de outras áreas das Ciências da Saúde e áreas afins, biomatemática, engenharia biomédica, bem como profissionais da indústria farmacêutica ou autoridades regulamentares.
A Ciência Regulamentar é uma área fortemente multidisciplinar cuja finalidade é a construção de um sistema regulamentar que incentive a inovação e eficácia no processo de desenvolvimento clínico dos produtos em saúde como os medicamentos e os dispositivos médicos.
Saiba mais em: https://www.medicina.ulisboa.pt/ciencia-regulamentar.