<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Caminhe durante estes minutos em passo acelerado e previna a morte prematura

Ponha já em prática este fim de semana.

Uma caminhada em passo acelerado de apenas 11 minutos, realizada todos os dias, é suficiente para reduzir o risco de morte prematura, de acordo com um estudo divulgado esta terça-feira por investigadores da universidade britânica de Cambridge, avança a Lusa.

Os investigadores apontam quem uma em cada dez mortes precoces poderia ser evitada se todos conseguissem fazer pelo menos metade da quantidade recomendada de atividade física.

O estudo, publicado no British Journal of Sports Medicine, argumenta que 11 minutos por dia, ou seja, 75 minutos por semana, de atividade física moderada a intensa, como uma caminhada rápida, é suficiente para reduzir o risco de doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral (AVC) ou vários tipos de cancro.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, responsáveis por 17,9 milhões de mortes em 2019, enquanto os cancros causaram a morte de 9,6 milhões de mortes em 2017, sublinham os investigadores.

De acordo com o estudo, a atividade física, particularmente de intensidade moderada, reduz o risco de doenças cardiovasculares e cancro, sendo que o sistema público de saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) recomenda que os adultos façam pelo menos 150 minutos de atividade de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade de intensidade vigorosa por semana.

Para explorar a quantidade de atividade necessária para ter um impacto benéfico na prevenção de doenças crónicas ou morte prematura, investigadores da Universidade de Cambridge analisaram dados de todas as evidências.

Os cientistas avaliaram 196 artigos revistos por pares, abrangendo mais de 30 milhões de participantes de 94 grandes estudos, para reunir dados sobre associações entre níveis de atividade e risco de doença cardíaca coronária, cancro e morte prematura.

Com 75 minutos semanais de atividade de intensidade moderada, o risco de sofrer morte prematura foi reduzido em 23%.

“Fazer alguma atividade física é melhor do que nenhuma… Se considerar viável fazer 75 minutos por semana, pode tentar intensificar gradualmente até a quantidade total recomendada”, destacou Soren Brage, um dos autores do estudo.

Os mesmos 75 minutos por semana de atividade moderada também são suficientes para reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares em 17% e cancro em 7%, de acordo com o estudo.

Por outro lado, James Woodcock, que também participou na investigação, acrescentou que o estudo concluiu “que existem benefícios substanciais para a saúde coronária e que reduzem o risco de cancro mesmo que sejam apenas 10 minutos por dia”.

Mais Recentes

“SERRA Mostra Sons” está de volta com música para todos os gostos

há 15 horas

Evento que distingue as melhores do futebol e futsal feminino português está de regresso: saiba quando e onde

há 16 horas

Cascais celebra Santos Populares com concertos, arraiais, marchas e muito mais

há 17 horas

Do jazz de Paris ao coração do Príncipe Real: a história do bar mais íntimo de Lisboa

há 18 horas

Trampolins, piscinas de bolas e um simulador de realidade virtual: está tudo pronto para as férias

há 19 horas

Cachaça em homenagem a Vinicius de Moraes é lançada em Portugal

há 20 horas

Sesimbra Oceanfront Hotel celebra os Santos Populares com vista deslumbrante sobre o oceano

há 21 horas

Sardinhas assadas à moda do Visconde para celebrar os Santos Populares

há 22 horas

Opinião: «Nutrição, um dos pilares para um bom desenvolvimento», Bárbara Plácido, nutricionista

há 23 horas

Do arquipélago ao continente: cinco hotéis para viver a tradição das festas juninas

há 24 horas

Escola Superior de Enfermagem do Porto comemora 129 anos

há 1 dia

Caminhe durante estes minutos em passo acelerado e previna a morte prematura

há 2 dias

Jejum intermitente: se tem por hábito fazê-lo, cuidado. Pode afetar o equilíbrio hormonal

há 2 dias

Demência: ciência confirma que o convívio social dos mais velhos ajuda a reduzir esta condição

há 2 dias

Quando colocar a roupa na máquina não a separe apenas pela cor: há um (bom) motivo para tal

há 2 dias

Uma dúvida pertinente: qual será o dia ideal para limpar a casa?

há 2 dias

A ciência revela: estes homens correm maior risco de morte por insuficiência cardíaca. A solução? Casar

há 2 dias

«Cuidado com o que coloca no seu café: este produto pode aumentar risco de ataque cardíaco e AVC», alertam especialistas

há 2 dias

Por mais estranho que pareça, estas pessoas não podem (mesmo) comer papaia

há 2 dias

Um truque estranho mas que não falha: se quer secar a roupa de uma forma mais rápida, congele-a

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.