Através da alimentação, é possível combater o envelhecimento da pele e conquistar um aspeto mais jovem em pouco tempo. Alguns alimentos têm propriedades antienvelhecimento que nutrem, protegem e rejuvenescem a pele de dentro para fora. Ryan Carter, dietista, revelou ao website SheFinds quais os alimentos que deve consumir com mais frequência para uma pele radiante e saudável. “A pele é um reflexo do que come. Deve alimentá-la com sabedoria. Alimentos ricos em nutrientes e anti-inflamatórios podem ser o melhor truque de beleza a longo prazo”, explica o especialista.
Antes de investir em cremes caros, olhe para o seu prato. A verdadeira beleza pode começar no frigorífico.
Os alimentos que deve incluir na sua dieta
1. Beterraba
Este vegetal aumenta os níveis de óxido nítrico no organismo, melhora a circulação e favorece o fluxo sanguíneo rico em oxigénio para a pele. Pode preparar sumos ou cozer a beterraba a vapor para preservar os nutrientes.
2. Pólen de abelha
Rico em vitaminas, enzimas e antioxidantes, o pólen protege as células da pele contra os danos oxidativos. Pode adicionar uma colher a iogurtes ou smoothies para um toque natural.
3. Peixes gordos
O ómega-3 presente nestes peixes reduz a vermelhidão e a inflamação da pele, enquanto o selénio fortalece a elasticidade cutânea e combate os radicais livres. Recomenda-se consumir pelo menos duas vezes por semana.
4. Maçãs cozidas
Contêm pectina, um composto calmante para o intestino que nutre o microbioma e contribui para uma pele mais limpa e saudável, além de exercer efeito anti-inflamatório.
5. Amoras
Ricas em antocianinas e vitamina C, as amoras ajudam a reparar a pele e a protegê-la do envelhecimento provocado pelos raios UV e pelo stress ambiental. São ótimas em saladas e smoothies.
6. Nozes
Ricas em vitamina E, que protege a pele, e magnésio, com propriedades calmantes, as nozes ajudam a combater inflamações e a manter uma barreira cutânea saudável.
7. Caldo de carne
O colagénio, gelatina e aminoácidos encontrados no caldo de ossos ajudam a melhorar o revestimento intestinal, reduzir inflamações e fortalecer a estrutura da pele de dentro para fora. É recomendado o consumo diário para um brilho extra na pele e benefícios nas articulações.
Dicas extra para uma pele saudável
A dermatologista Lindsey Zubritsky recomenda limitar a exposição ao sol, incluindo tratamentos em solário, pois os raios ultravioleta aceleram o envelhecimento da pele. Além disso, evitar cigarros e vaporizadores é fundamental, já que estimulam uma resposta inflamatória que quebra o colagénio, envelhecendo prematuramente.