Já lhe aconteceu ouvir uma palavra nova dos netos e ficar a pensar: “mas o que é que isto quer dizer?” A linguagem evolui depressa, muito graças às redes sociais e ao universo digital. Termos em inglês, memes e até abreviações passam a fazer parte do dia a dia dos mais novos. Vamos decifrar algumas das expressões mais comuns atualmente.
1. Cringe
Significa algo embaraçoso ou desconfortável. Se alguém diz que uma situação foi “cringe”, quer dizer que causou vergonha alheia. Exemplo: “Aquele vídeo foi tão cringe!”
2. Slay
Usada para elogiar alguém que fez algo muito bem ou arrasou no estilo. Vem do inglês “to slay” (derrotar). Exemplo: “Arrasaste com esse look, estás a slay!”
3. Betar
É o ato de “namorar” ou estar junto em casal. Muito usado em conversas de escola e redes sociais. Exemplo: “Eles estão a betar há duas semanas.”
4. Bora
Versão curta de “vamos embora”. Tornou-se tão comum que já é usado em quase todas as idades. Exemplo: “Bora ao café?”
5. Random
Vem do inglês e significa algo inesperado ou sem sentido. Exemplo: “Esse comentário foi tão random.”
6. Shippar
Do inglês “relationship”, significa apoiar ou torcer para que duas pessoas fiquem juntas. Exemplo: “Eu shippo aqueles dois, fazem um casal perfeito.”
7. Mood
É usado para expressar identificação com uma situação ou estado de espírito. Exemplo: ao ver uma imagem de alguém a descansar no sofá, pode-se comentar: “Isto é mood total.”
8. GOAT
Sigla de “Greatest Of All Time” (o melhor de todos os tempos). Exemplo: “Para mim, o Ronaldo é o GOAT.”
9. POV
Do inglês “Point of View” (ponto de vista). Muito usado em vídeos no TikTok para indicar a perspetiva de quem está a ver. Exemplo: “POV: entras na cozinha e alguém já comeu o último bolo.”
10. Baseado
No contexto online, significa que algo faz sentido ou é verdadeiro. É quase o contrário de “cringe”. Exemplo: “O que disseste está mesmo baseado.”










