Partilhar

Tomate pode ser muito eficaz a combater o cancro do estômago

Pesquisa sugere que o popular fruto mediterrânico pode desempenhar um papel na prevenção e tratamento do tumor gástrico.

14 Março 2019
Forever Young

Um novo estudo publicado no periódico científico Journal of Cellular Physiology analisou extratos de variedades comuns de tomate, como San Marzano e Corbarino, e concluiu que este alimento pode ser importante na prevenção e redução das células cancerígenas. No entanto, para inibir o crescimento e desenvolvimento das células, o tomate deve ser considerado na sua totalidade, concluíram os investigadores.

Assim, uma autora do estudo, Daniela Barone, comentou que «os efeitos dos tomates parecem não estar relacionados a componentes específicos, como o licopeno», pois os resultados do estudo «sugerem que os tomates devem ser considerados na sua totalidade», explicou a cientista, do Centro de Pesquisas Oncológicas de Mercogliano, em Itália.

O que é o licopeno?

Esta é uma substância que faz parte de um grupo de nutrientes conhecidos como carotenoides, que produz atividade antioxidante no corpo. Aliás, acredita-se que é a principal componente saudável do tomate, cujas propriedades ainda estão a ser investigadas.

No entanto, já estão acumuladas muitas evidências que sugerem o licopeno como uma ferramenta útil na luta contra uma ampla gama de doenças, nomeadamente, doenças cardíacas e cancros. Estas são doenças causadas, pelo menos em parte, por moléculas destrutivas chamadas radicais livres. Isto deve-se à propriedade antioxidante do licopeno.

Os cientistas descobriram que ambos os extratos (San Marzano e Corbarino) afetaram a capacidade das células cancerígenas de se espalharem e desenvolverem. Ora, os académicos referem que estas conclusões permitem abrir caminho para novos tratamentos.

A explicação para o sucesso e eficácia do tomate, enquanto complemento alimentar das terapias dos doentes com cancro gástrico, é simples. A sua composição, rica em agentes antioxidantes, promove o decréscimo de radicais livres no sangue, que, em elevadas quantidades, são prejudiciais para a saúde, pois podem contribuir para a origem dos cancros. Com efeito, a ingestão de tomate pode garantir uma grande eficácia dessa ação protetora contra os radicais livres.

Outras vantagens do consumo do tomate

Rico em vitamina A, vitamina C, vitamina K e vitamina B6, além de magnésio, manganésio, fósforo e potássio, o tomate também pode reduzir a hipertensão, melhorar a qualidade da epiderme e favorecer a saúde da próstata. Além de prevenir infeções urinárias.

O tomate-chucha apresenta maior riqueza em compostos com ação antioxidante, nomeadamente os ácidos fenólicos e flavonóides. Logo, é o que pode ter melhores resultados no combate ao envelhecimento celular.

Mais Recentes

Envelhecimento cerebral: cientistas identificam 13 proteínas que podem dar pistas para compreender as doenças neurodegenerativas

há 10 minutos

Entrega de presentes em risco: Lapónia cancela o Natal (e este é o motivo)

há 20 minutos

Relatório revela as piores e as melhores companhias ferroviárias da Europa: saiba em que lugar está a CP

há 52 minutos

Lembra-se de ‘Trainspotting’? Autor avança com sequela e revela o nome da obra que segue a vida das personagens Renton, Spud, Sick Boy e Begbie

há 1 hora

Este é o aeroporto europeu com mais movimento: adivinha onde está localizado?

há 1 hora

Última hora: arqueólogos descobrem túmulo de São Nicolau, a inspiração do “Pai Natal”

há 1 hora

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 17 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 17 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 18 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 18 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 19 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 19 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 19 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 20 horas

Diga adeus aos cabelos grisalhos: este produto da Mercadona rejuvenesce os cabelos a partir dos 40 por apenas 3,90 euros

há 20 horas

Um dos casacos mais populares do Lidl está prestes a esgotar: protege do frio e custa 14,99 euros

há 20 horas

Nem lixivia nem vinagre: este é o produto que tira as manchas de tinta da roupa deixando-a como nova

há 20 horas

Se está indecisa sobre que perfume usar, descubra estas (irresistíveis) sugestões

há 21 horas

Sim, comer fruta e emagrecer ao mesmo tempo é possível: com este truque, nunca falha

há 21 horas

Diga adeus aos vidros embaciados: basta usar sabão

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.