Treinos mais curtos e intensos podem ter mais sucesso para emagrecer

De acordo com uma nova pesquisa, um treino com intervalos acelera a queima de gordura em mais de 28 por cento.

O jornal científico internacional British Journal of Sports Medicine publicou um estudo que sugere o treino intervalado de alta intensidade (HIIT) como a atividade mais eficaz para quem pretende emagrecer.

Com efeito, o estudo examinou, ainda, os efeitos dos treinos intervalados, comparativamente a treinos contínuos de intensidade moderada, como por exemplo, uma corrida de uma hora. Os investigadores tiveram em conta dados de indivíduos que corriam e caminhavam regularmente, – todos com menos de 30 anos, ao longo de 12 semanas -, e compararam com os efeitos do treino intervalado.

Os resultados mostram que tanto o HIIT quanto os treinos de intensidade moderada têm benefícios semelhantes na redução do peso. Todavia, os cientistas comprovaram que o HIIT garante uma maior redução de peso e de gordura num tempo mais reduzido. No final, os treinos intervalados geraram, em média e na totalidade, uma queima 28,5 por cento superior de gordura corporal.

A equipa de investigadores sugere, ainda, que o acompanhamento de um profissional para orientar os treinos de alta intensidade pode ser uma colaboração que permite alcançar resultados mais positivos. Isso deve-se ao facto de cada pessoa ter necessidades próprias e requeira diferentes especificidades.

 

O que é um treino HIIT?

Este tipo de treino exige a prática de exercícios de alta intensidade intercalados com períodos de descanso. Ou seja, em cerca de 30 segundos de exercício na máxima força e um minuto de descanso. Estes são alguns dos exercícios que podem fazer parte destes treinos:

– Agachamentos com saltos;

– Burpees;

– Flexões;

– Levantamento de pesos;

– Nadar;

– Saltar à corda;

– Subir escadas.

 

 

Ler Mais