Os adeptos de futebol são conhecidos por terem um estilo de vida pouco saudável. No entanto, um estudo que teve lugar na Escócia demonstrou como um programa de emagrecimento dirigido a fãs de futebol do campeonato principal escocês também pode ter sucesso. Tanto que os médicos já pediram que o programa FFIT fosse aplicado a outros públicos.
O programa FFIT decorreu durante 12 semanas e envolveu sessões de atividade física semanais e avisos sobre a alimentação saudável. Os 747 participantes foram divididos em dois grupos: uns que seguiam o programa (374) e o outro apenas de comparação (374).
Nos nove meses imediatamente seguintes, os membros que seguiram o programa foram regularmente contactados, a relembrar-lhes da importância de manterem um estilo de vida saudável.
Na avaliação da eficácia do programa – financiado pelo governo escocês -, os investigadores da Universidade de Glasgow disseram que o programa foi muito popular, sobretudo, entre os homens e causou um impacto significativo na perda de peso dos participantes do grupo que seguiu o programa.
Com efeito, um ano depois, os homens que participaram no programa FFIT perderam nove vezes mais peso do que os homens em um grupo de teste que não o fizeram – com um aumento médio na perda de peso de quase 5 kg.
A professora Kate Hunt, da Unidade de Ciências da Saúde Pública de Glasgow, disse que o programa FFIT efetivamente «desafia a visão do controlo do peso e da dieta como questões femininas». Além de ter acrescentado que um clube de futebol pode ser um «ótimo motivo para os homens controlarem o seu peso e estarem conscientes de outras iniciativas de saúde».