Partilhar

Evitar a demência? Suplementos ou puzzles não resultam

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou esta semana as primeiras diretrizes internacionais para evitar a demência com certas mudanças no estilo de vida.

23 Maio 2019
Forever Young
Evitar a demência? Suplementos ou puzzles podem não ser estratégia eficaz
Foto: Pixabay

Muitas pessoas na faixa dos 50 e 60 anos compram suplementos ou fazem quebra-cabeças na esperança de proteger a saúde do seu cérebro. Especialmente se tiverem familiares com perda de memória e demência. No entanto, estas podem não ser as estratégias mais eficazes

Um novo estudo norte-americano, na temática do envelhecimento saudável, descobriu que os americanos mais velhos preferem ter a iniciativa de realizar atividades e exercícios mentais, do que falar com os médicos sobre formas de evitar o declínio do cérebro. Mesmo quando quase metade (48%) dos entrevistados no estudo da Universidade de Michigan indicaram que achavam provável que a demência se desenvolvesse em algum momento das suas vidas.

Embora, a saúde mental esteja nas preocupações de muitos participantes, apenas 5 por cento da totalidade e 10 por cento dos que tinham antecedentes familiares de demência se dirigiram ao médico para saber como prevenir problemas de memória. Paralelamente, 73 por cento dizem que fazem palavras cruzadas, exercícios mentais ou tomam suplementos para manter a sua capacidade de raciocínio apurada. Nenhuma dessas estratégias demonstrou em outros estudos científicos ter verdadeiros benefícios.

Esta pesquisa entrevistou mil e 28 adultos entre 50 e 64 anos sobre saúde cerebral. O psiquiatra geriátrico e coautor da pesquisa, Donovan Maust, sugere que «muitas pessoas podem não perceber a importância da opinião de um profissional médico», que lhes pode dar algumas diretrizes, de acordo com a OMS, para «preservar a saúde do cérebro com o controlo da pressão arterial e do nível de açúcar no sangue, através de mais atividade física regular, melhor sono ou parar de fumar», por exemplo. A Organização Mundial de Saúde recomenda, ainda, que as pessoas controlem o seu peso e o nível de colesterol e tenham uma alimentação saudável e um consumo moderado de álcool.

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 2 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 3 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 3 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 3 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 3 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 3 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 4 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 5 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 5 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 6 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 7 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 7 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 7 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 7 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 8 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 9 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 9 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 10 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 11 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.