<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

À atenção de pais e avós: alunos do 1.º ciclo ficam com manuais mas há uma condição

22 Fevereiro 2024
Forever Young

Os alunos do 1.º ciclo do ensino básico estão dispensados de devolver os manuais escolares no final deste ano letivo, mas deverão entregá-los “no ano letivo seguinte”.

A decisão consta do diploma que estabelece as normas de execução do Orçamento do Estado para este ano (decreto-lei nº17/2024), que inclui dois artigos relacionados com o programa de gratuitidade de manuais escolares, que está em vigor desde 2016.

Por questões de sustentabilidade financeira, o programa dirigido aos alunos das escolas públicas prevê a reutilização dos manuais, uma prática que esteve suspensa durante a pandemia de covid-19 para que os estudantes pudessem recuperar ou adquirir aprendizagens de anos anteriores.

No final do passado ano letivo, o Ministério da Educação decidiu retomar o plano de devolução dos manuais, mas a medida foi criticada por famílias de crianças mais novas e diretores escolares que alegaram ter sido tardiamente informados.

Este ano, todos “os alunos do 1.º ciclo de ensino básico ficam dispensados de proceder à devolução dos manuais escolares no final do ano letivo”, refere o diploma publicado a 29 de janeiro.

No entanto, as famílias deverão proceder à sua devolução “no ano letivo seguinte”, segundo o diploma que acrescenta que em setembro de 2024 todos os alunos do 1.º ciclo das escolas públicas terão “manuais escolares novos”.

Em setembro de 2023, o ministro João Costa anunciou o fim da devolução dos manuais dos alunos do 1.º ciclo, justificando a medida com a baixa taxa de reutilização.

O programa de gratuitidade dos manuais escolares começou no ano letivo de 2016/2017 junto dos alunos mais novos, sendo gradualmente alargado a mais alunos.

Desde 2019 que cerca de um milhão de crianças e jovens do 1.º ao 12.º ano recebem gratuitamente manuais escolares.

Os livros são disponibilizados através de vales emitidos em plataforma digital, ficando os encarregados de educação responsáveis “pelo eventual extravio ou deterioração do manual em suporte físico recebido”, refere o diploma publicado no final do mês passado.

O despacho ressalva contudo que as famílias não serão penalizadas caso se trate de um “desgaste proveniente do seu uso normal, prudente e adequado, face ao tipo de uso e disciplina para que foram concebidos, estado em que foi recebido pelo aluno, idade do aluno e outras circunstâncias subjetivas e objetivas que tornem inexigível esta mesma responsabilidade”.

A sustentabilidade financeira deste projeto assenta também na reutilização dos manuais, têm alertado os auditores do Tribunal de Contas (TdC) nas várias avaliações que têm feito ao projeto.

 

Lusa

Mais Recentes

Dia Nacional do Cocktail: Mistico: o rooftop com vista única e cocktails exclusivos

há 15 horas

Visconde da Luz recebe o icónico Vallado ABF 1888: uma raridade que se serve com história

há 17 horas

Treestory inaugura temporada de verão com brunch georgiano no terraço

há 18 horas

Vila Vita Parc e Penha Longa Resort são os grandes vencedores das chaves Michelin em Portugal

há 19 horas

Sem ter de pagar mais: descubra como levar mais roupa num voo desta companhia aérea

há 1 dia

«Este truque da garrafa pode colocar a segurança do seu carro em risco», alertam os especialistas

há 1 dia

Semana dos Açores traz gastronomia, workshops, um mercado e música a Lisboa

há 2 dias

O alerta vem dos especialistas: «Se vai viajar de avião não deve (mesmo) usar esta peça de roupa»

há 2 dias

Hipertensão Arterial: «O inimigo silencioso que pode provocar um AVC», Elisa Campos Costa, neurologista

há 2 dias

Descubra o método japonês para estar em forma (sem ter de ir ao ginásio)

há 3 dias

Recebe telefonemas em que não falam e não sabe porquê? Saiba como se proteger das “chamadas silenciosas”

há 3 dias

Evite confusões com a mala no aeroporto: faça isto antes de embarcar

há 3 dias

Papa Leão XIV: conheça os pratos preferidos do Sumo Pontífice

há 3 dias

Importa ter perfeita noção: estas doenças podem retirar-lhe o direito a ter carta de condução

há 3 dias

«Estes nutrientes e vitaminas são essenciais para os maiores de 50», garantem os especialistas

há 3 dias

Óbito: Morreu Angelo Bonati, antigo CEO da Panerai

há 3 dias

Mantenha a saúde da sua coluna depois dos 50 anos com estes hábitos

há 3 dias

«Coma estes 10 alimentos depois dos 50 anos e viva melhor», alertam especialistas

há 3 dias

Exames preventivos que os homens devem fazer após os 50 anos

há 3 dias

Se já passou dos 50 anos saiba como poupar no seu Seguro de Saúde

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.