<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

À atenção de pais e avós: há um alerta contra dar “slushies” às crianças depois de várias terem sido hospitalizadas no Reino Unido após ingerirem estas bebidas geladas

13 Março 2025
Forever Young

Crianças menores de oito anos não devem beber bebidas geladas com glicerol, conhecidas como “slushies”, alertam os especialistas após uma série de hospitalizações no Reino Unido e na Irlanda.

As bebidas coloridas comercializadas para crianças geralmente usam glicerol como adoçante e agente anticongelante. Mas níveis elevados podem ser prejudiciais, especialmente para as crianças – a intoxicação por glicerol pode causar choque, baixo nível de açúcar no sangue e perda de consciência .

Num artigo publicado no Archives of Disease in Childhood , cientistas analisaram um «aumento aparente recente de casos» no Reino Unido e na Irlanda e sugeriram que crianças menores de oito anos devem evitar totalmente estas bebidas.

Estudaram os registos médicos de 21 crianças de dois a sete anos que precisaram de tratamento de emergência após as beberem. A maioria dos casos ocorreu entre 2018 e 2024 e muitas crianças ficaram gravemente doentes numa hora, disseram os investigadores.

A maioria das crianças perdeu a consciência e apresentou sinais de alta acidez no sangue e baixo nível de açúcar, enquanto quatro precisaram de exames cerebrais e uma teve uma convulsão. Todas as crianças recuperaram rapidamente, foi sublinhado.

As máquinas de “slushies” foram inventadas nos Estados Unidos na década de 1950, e as bebidas nem sempre contêm glicerol, pois pode usar-se açúcar para evitar que congelem.
Os investigadores sugeriram que a onda de casos pode estar relacionada com a crescente preocupação com o alto consumo de açúcar. As agências de segurança alimentar dos dois países já recomendam que crianças até quatro anos não consumam etas bebidas que contenham glicerol.

Mas os especialistas defendem que a idade deveria ser aumentada. «Crianças mais novas, especialmente aquelas com menos de oito anos de idade, devem evitar bebidas geladas que contenham glicerol», defendem. «Médicos e pais devem estar atentos ao fenómeno, e os órgãos de saúde pública devem garantir mensagens claras de proteção e alerta».