<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

A cidade mais pequena do mundo tem 300 habitantes, casas suspensas e um castelo. Fica mais perto do que pode imaginar

16 Abril 2024
Sandra M. Pinto

Chama-se Frías, fica em Burgos, Espanha, que tem uma área de cerca de 30 quilómetros.

Frías fica na província de Burgos, conhecido município espanhol, sobretudo, por ser a menor cidade do país e do mundo.

Frías é uma pequena cidade de Castela e Leão que fica a menos de uma hora de carro de Burgos e é uma das joias da região de Las Merindades . Apesar do seu tamanho, possui apenas 32 quilómetros quadrados de superfície, a sua fama é mundial, principalmente por ser a mais pequena cidade do mundo.

Frías tem apenas 300 habitantes, no entanto, é considerada uma cidade por uma questão jurídica. Para além desta história peculiar, Frías é também um concelho com muito encanto e com alguns recantos que vale a pena conhecer.

Para descobrir a razão pela qual Frías é uma cidade é preciso recuar muitos anos. Especificamente, ao século XIII. No ano de 1202, o rei Afonso VIII de Castela concedeu foral régio a Frías , permitindo que o território se tornasse no município mais importante da região.

Frías tornou-se num dos grandes centros de comércio e também num centro defensivo de grande valor, já que era zona de passagem obrigatória para viajar para outros locais importantes.

Tal era a grandeza desta pequena localidade que, dois séculos depois, continuou a ser o centro nevrálgico do Vale do Tobalina.

Por isso, João II reforçou a sua importância e concedeu-lhe o título de cidade em 12 de maio de 1435 . Por esta razão, Frías continua hoje a ser uma cidade, sendo que nunca perdeu esse estatuto.