Partilhar

“A Doença Psoriática, a Família e o Estigma Social” quer sensibilizar para o impacto da psoríase nos doentes e suas familias

A Couto e a PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase lançam a campanha “A Doença Psoriática, a Família e o Estigma Social” com o propósito de sensibilizar os portugueses sobre o impacto da psoríase nos doentes psoriáticos e nas suas famílias. De 29 de outubro até ao final de 2024, 10% das vendas, online e na loja física, das duas variedades da Pasta Dentífrica Couto vão reverter para a angariação de fundos em prol da associação.

29 Outubro 2024
Sandra M. Pinto

A Couto uniu-se à PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase para lançar uma campanha de sensibilização sobre o impacto social da Psoríase. Do dia 29 de outubro até ao final de 2024, na compra de qualquer Pasta Dentífrica Couto, 10% de todas as vendas online e na loja física vão reverter para a associação, com o propósito de angariar fundos, que serão usados para ajudar a concretizar o plano de atividades da PSOPortugal, que se centrará nas questões da literacia e no acesso a cuidados e tratamentos.

“As histórias mais bonitas começam todas com um sorriso”. É com esta mensagem que a Couto lança a campanha de sensibilização sobre a psoríase, uma doença inflamatória crónica que se manifesta principalmente na pele, que afeta mais de 400 mil pessoas em Portugal. Mas, apesar dos números, é uma patologia envolta em pudores sociais e desconhecimento, que, devido aos aspetos mais visíveis da doença na pele, têm um grande impacto na autoestima e saúde mental dos doentes e, consequentemente, dos seus familiares.

A Psoríase pode ser um desafio não só para o doente psoriático, mas também para a sua família. Segundo dados da IFPA (International Federation of Psoriasis Associations), líder mundial no combate à psoríase, esta doença afeta entre 2% e 4% da população mundial, sendo a doença autoimune mais comum. A organização avisa que os sistemas de saúde precisam de adotar novos modelos de cuidados para lidar com a doença psoriática e outras doenças crónicas e autoimunes, por requererem cuidados a longo prazo, acesso ao tratamento, apoio psicossocial e coordenação entre diferentes profissionais de saúde.

“Tenho um familiar próximo com psoríase e acompanhei de perto o que sofreu ao longo dos anos, não só pelo desconforto e pelo que mexeu com a sua autoestima, mas pelos outros. Muitos ainda acham que é algo contagioso e afastam-se ou comentam, sem saber o impacto que isso tem numa pessoa. Com esta campanha, queremos dar o nosso contributo para que estes comportamentos deixem de se verificar e que quem sofre de psoríase nunca perca o sorriso.”, partilha a Dra. Alexandra Matos Gomes da Silva, Administradora da Couto S.A.

Ainda existem muitos preconceitos e mitos em torno da psoríase, Jaime Melancia, Presidente da PSOPortugal, explica: “A psoríase é uma doença crónica, inflamatória, autoimune e sistémica que se manifesta principalmente na pele. É importante frisar que não é contagiosa e pode surgir em qualquer idade. Estima-se que em Portugal existam cerca de 440 mil pessoas com psoríase. Mesmo não existindo cura, existe já um conjunto de tratamentos que podem controlar os sinais e sintomas da doença, diminuindo e limpando quase totalmente as lesões e proporcionando uma grande melhoria na qualidade de vida do paciente. Quem tem psoríase não sofre apenas na pele, mas também na autoestima, vendo-se muitas vezes isolado ou privado de alguns contactos sociais, por decisão própria ou de outrem, e por isso ser tão importante informar as pessoas, para pôr fim à discriminação.”

A campanha arranca no dia 29 de outubro, Dia Mundial da Psoríase. Ao longo do dia vão ser distribuídas amostras da icónica Pasta Dentífrica Couto e materiais informativos da campanha, na loja da marca, na Rua de Cedofeita, no Porto.

Como parte da campanha, será ainda realizado um workshop em parceria com o Coletivo Transformar – um coletivo de profissionais de saúde mental que trabalha de forma integrada –, no dia 23 de novembro, no Boavista Business Center®, no Porto. Este workshop tem o intuito de ajudar a desmistificar a doença, mas também criar espaço para um diálogo produtivo sobre o impacto emocional e social da psoríase.

A campanha “A Doença Psoriática, a Família e o Estigma Social”, decorrerá entre 29 de outubro e 31 de dezembro, com 10% das vendas das icónicas Pastas Dentífricas Couto, vendidas quer na loja física, quer online a reverterem para a PSOPortugal durante esse período.

Mais Recentes

5 erros que se cometem ao tomar Ozempic (ou Wegovy) e que podem sabotar os resultados

há 6 minutos

3 sinais de alerta a que deve estar atento quando comprar chocolates de Páscoa

há 24 minutos

Óbito: Morreu o DJ e apresentador Wink Martindale

há 46 minutos

Óbito: Morreu o futebolista Aaron Boupendza

há 53 minutos

Opinião: «O emagrecimento saudável vai muito além de simplesmente perder peso», Joana Menezes Nunes, médica

há 1 hora

OurTime: venha conhecer o Tinder para maiores de 50 anos

há 1 hora

Rejuvenescer a pele na menopausa: o que fazer e o que evitar

há 2 horas

Ozempic: conheça os principais efeitos colaterais

há 2 horas

Está preparado? Estes são os signos com o maior QI

há 2 horas

Animais de estimação nos transportes públicos: conheça as regras e evite as multas

há 15 horas

O pó de talco causa ou não cancro de ovário?

há 17 horas

Óbito: Morreu o músico jamaicano Max Romeo, lenda do reggae

há 19 horas

Óbito: Morreu Michael Halbye, vice-presidente da Lego, em acidente de esqui nos Alpes suíços

há 19 horas

Cinco distritos sob aviso amarelo, mas o motivo não é a chuva (ou o vento)

há 19 horas

Imposto municipal sobre imóveis: saiba se está isento

há 19 horas

Especialistas alertam: «este alimento simples é o grande “assassino” do cérebro»

há 19 horas

Nutricionista revela: «este é o segredo para fazer uma pizza saudável, mas diga adeus a este ingrediente»

há 20 horas

Entrevista: «Wegovy é um extraordinário medicamento para o tratamento da obesidade», Miguel Vasques, endocrinologista

há 21 horas

Artrite reumatoide: «A reabilitação é um processo de longo prazo, dependendo do grau e tipo de deformidade e atividade da doença», Tiago Lopes, médico fisiatra

há 21 horas

Com 51% de “traidores” este é o país mais infiel do planeta, revela um estudo

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.