Perceber o mundo em “A Era dos Muros”

Chega este verão o novo livro do autor de “Os Prisioneiros da Geografia”.

A 5 de julho, a chancela Desassossego publica “A Era dos Muros”, de Tim Marshall, cujo tema é atual e importante nos dias de hoje. O recrescimento dos “muros” é uma perceção nossa ao ler e ver na comunicação social que as políticas nacionalistas estão em ascensão um pouco por todo o mundo, mas em particular perto de nós. Milhares de quilómetros de vedações foram erguidas nos últimos dez anos e estão a redefinir a paisagem política mundial.

Muitos são os temas que dividem as diferentes sociedades – saúde, raça, religião, dinheiro, política -, que podem ser razões para os países construírem muros. Na Europa, as ruturas da última década ameaçam não só a unidade europeia, mas também, em alguns países, a própria democracia. Na China, a necessidade de conter as divisões forjadas pelo capitalismo definirá o futuro da nação. Entre os Estados Unidos e o México está o exemplo mais conhecido que explora o medo americano.

Este livro procura dar a entender ao leitor que o que nos divide, no passado e no presente, é essencial para compreender tudo o que se está a passar no mundo. China, Estados Unidos da América, Israel e Palestina, Médio Oriente, África, Europa e Reino Unido são alguns dos territórios que Tim Marshall aborda neste livro que, em jeito de previsão, analisa as falhas futuras que vão moldar o mundo nos próximos anos.

 

Tim Marshall, considerado um especialista em Relações Internacionais com mais de vinte e cinco anos de experiência jornalística, foi editor de Diplomacia na Sky News, tendo trabalhado anteriormente na BBC. Ainda como jornalista, no final do século passado presenciou a realidade de mais de quarenta países e cobriu inúmeros conflitos nos Balcãs e no Médio Oriente. Escreveu também para alguns jornais britânicos de referência, como The Times, The Guardian.

Género: Política e História 

Páginas: 288

Editora: Desassossego

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Arranca a segunda edição do From Start-to-Table
Automonitor
Audi assinala os 25 anos de desportivos RS