Partilhar

À máxima atenção dos pais e avós: não arrisque a perder o seu filho, ou neto. Peça já na PSP a sua pulseira “Estou Aqui” (é gratuita)

Em 2023, foram pedidas 57.927 pulseiras do programa “Estou Aqui”, uma iniciativa criada em 2012 que ajuda a sinalizar crianças e adultos desaparecidos ou desorientados na via pública. Para isso, basta que as pessoas com uma destas pulseiras sejam encontradas pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que, por sua vez, informa as famílias e assegura o reencontro, avança a DECO PROTeste

27 Junho 2024
Forever Young com DECO

«O programa “Estou Aqui” foi criado para ajudar a encontrar crianças e adultos que, por algum motivo, percam o contacto com os seus familiares, através de uma pulseira. Estas pulseiras possuem um código alfanumérico pessoal e intransmissível associado a uma base de dados da PSP. Assim, quem encontre uma pessoa que tenha perdido o contacto com os familiares só precisa de contactar o 112 e informar onde se encontra, facultando o código da pulseira», avança a DECO PROTeste.

Com esta informação, «a PSP contacta as pessoas identificadas nos contactos de emergência e desloca-se ao local para recolher a criança ou o adulto, de forma a garantir que estes reencontram as pessoas mencionadas no formulário de adesão».

Estas pulseiras são válidas em todo o território nacional e podem ser pedidas para pessoas residentes em Portugal, bem como para pessoas não residentes que, por exemplo, se desloquem ao País em férias, sublinha a DECO PROTeste

COMO PEDIR UMA PULSEIRA?

As pulseiras para crianças podem ser pedidas online, em www.estouaqui.mai.gov.pt. Preencha todos os dados pedidos e indique todas as informações que considere relevantes, nomeadamente os contactos de emergência que devem ser feitos caso a criança seja encontrada. A pulseira pode depois ser levantada na esquadra da PSP que escolher no momento da inscrição. É durante a recolha da pulseira que é verificado se a informação disponibilizada na inscrição está completa e se associa o código alfanumérico pessoal à pulseira. O pedido de uma pulseira para um adulto deve ser feito da mesma forma, mas através do site www.estouaquiadultos.mai.gov.pt.

As pulseiras para crianças dos 2 aos 15 anos são anuais. Por isso, todos os anos deve pedir uma nova. Já as pulseiras para adultos têm a duração de dois anos. Após esse período deve ser feito um novo registo. Depois de terminada a validade, a inscrição deixa de constar do sistema. Por isso, se deseja continuar a usar esta pulseira como meio adicional de segurança, deve fazer nova inscrição.

QUANTO CUSTA A PULSEIRA?

A pulseira é gratuita.

SE PERDER UM FAMILIAR COM PULSEIRA, POSSO SABER DE IMEDIATO O SEU PARADEIRO?

Estas pulseiras não possuem qualquer tipo de localizador GPS. Se perder um familiar que possua uma destas pulseiras, deve contactar a esquadra da PSP da área onde este foi visto pela última vez e fornecer toda a informação solicitada.

POSSO ALTERAR OS DADOS FORNECIDOS DURANTE A INSCRIÇÃO?

Os dados disponibilizados na inscrição podem ser alterados ou atualizados em qualquer momento. Para que a pulseira funcione corretamente nos momentos em que for necessário é fundamental que os dados estejam permanentemente atualizados. No caso de os dados estarem incorretos ou incompletos, a responsabilidade é de quem faz a inscrição. Para atualizar os dados, deve enviar um e-mail para estouaqui@psp.pt, solicitando a atualização.

PRECISO DE SER FAMILIAR PARA INSCREVER ALGUÉM NO PROGRAMA?

As crianças entre os 2 e os 15 anos podem ser inscritas por um dos pais ou qualquer outro responsável legal da criança. É ainda possível inscrever várias crianças em simultâneo que estejam a participar em atividades, grupos desportivos ou campos de férias. Nestes casos, a pessoa responsável pelas inscrições, como um professor ou um monitor, por exemplo, deve informar o responsável legal da criança sobre a adesão e inscrição no programa, e inserir os seus contactos na mesma. Se pedida no âmbito de um grupo, o número máximo de pulseiras que podem ser pedidas são 25.

As pulseiras para adultos podem ser usadas independentemente da idade ou condição e podem ser pedidas pelo próprio utilizador ou por um terceiro, como um cuidador ou uma instituição.

QUANTAS PESSOAS POSSO INDICAR NA LISTA DE CONTACTOS DE EMERGÊNCIA?

A lista de contactos é da pessoa que faz a inscrição, e nada impede que inclua várias pessoas. No entanto, devem ser organizadas por ordem de prioridade. Se alguém pretender ser incluído, só pode fazer o pedido se autorizado pela pessoa que fez a inscrição.

O QUE DEVO FAZER SE ENCONTRAR UMA PULSEIRA PERDIDA?

Deve entregá-la numa esquadra da PSP ou enviar um e-mail para estouaqui@psp.pt, com indicação do código alfanumérico que consta da pulseira.

Mais Recentes

Insónias durante a menopausa: conheça as 5 dicas que prometem ajudar

há 11 horas

Qual é o seu grupo sanguíneo? Saiba o que ele pode revelar sobre a sua personalidade

há 12 horas

Nem sempre é tarefa fácil, mas com estas dicas retirar manchas (e odor) de suor vai ser mais simples

há 14 horas

Transforme o seu dia: tenha estas 7 plantas em casa e sinta o seu humor melhorar assim como o bem-estar

há 14 horas

Nem bicarbonato, nem detergente: este é o truque caseiro para limpar e deixar o seu forno a brilhar

há 15 horas

Este é o ingrediente com menos calorias para temperar a salada (não falamos do azeite)

há 15 horas

Diga adeus ao botão do WhatsApp para enviar áudios: há um novo para responder mais rapidamente às mensagens de voz

há 15 horas

Compulsão alimentar periódica: conheça o transtorno alimentar mais desconhecido

há 16 horas

Estes exercícios diários de apenas 4 minutos reduzem o risco de ataque cardíaco, sobretudo em mulheres acima dos 45 anos

há 16 horas

Burnout: o sentimento de fadiga extrema intensifica-se nas últimas semanas do ano e estas são as razões

há 16 horas

Uma boa noticia para os amantes de chocolate: estudo assegura que o amargo está associado a um menor risco de diabetes

há 17 horas

Saúde pélvica: «É preciso compreender os problemas associados ao pavimento pélvico durante o inverno», revela estudo

há 17 horas

Já sonha com as férias de verão? Esta companhia aérea tem novas rotas e 400 mil lugares adicionais para que possa escolher

há 17 horas

“Sozinho no Lidl” tem estreia marcada para o dia 18 de dezembro numa loja perto de si

há 17 horas

O Pai Natal ganhou uma ajuda importante para encontrar os presentes perfeitos

há 17 horas

Do clássico ao contemporâneo: restaurantes Olivier oferecem menus exclusivos para celebrar a Passagem de Ano

há 18 horas

Uma viagem de bem-estar para toda a família, é a oferta desta recém inaugurada unidade hoteleira

há 18 horas

Se não tem o hábito de reciclar pilhas conheça os 5 argumentos de acordo com os quais o deve passar a fazer

há 18 horas

Cancro da mama: medicamento para o crescimento do cabelo interrompe a alopecia devido à quimioterapia

há 18 horas

Viagens: número de passageiros nos aeroportos nacionais sobem para 61 milhões

há 18 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.