Este processo é natural, pois o envelhecimento traz a perda da hidratação, da elasticidade e de oleosidade da pele. Por estar tão exposta, a pele acaba por ficar mais frágil e vulnerável ao aparecimento de infeções.
Existem algumas doenças que aparecem na terceira idade, e que deixam o organismo mais frágil e suscetível aos agentes nocivos que atacam a circulação sanguínea.
Existem alguns cuidados diários que ajudam a preservar a pele do idoso, e se forem feitos desde jovem, garantem que a pessoa chegue à terceira idade com a cútis muito bem cuidada.
Banho
Tomar banho muitos quente e durante muito tempo causa ressecamento da pele. O ideal é tomar banho de água morna. Não esqueça que o sabão deve ser passado com cuidado passá-lo de maneira brusca, esfoliando, pode alterar a cama hidratante natural do corpo.
Hidratação
Depois do banho é hora de hidratar. Passar hidratante na pele após o banho é ideal, uma vez que os poros ainda estão abertos e o vapor de água ajuda o creme a penetrar na pele.
Água
Beber água é um hábito fundamental não apenas para a saúde da pele, mas para o corpo todo. Na terceira idade, isso é uma coisa que pode ser negligenciada, uma vez que a tendência é sentir menos sede. Por isso, tente manter uma rotina diária para beber pelo menos 2 litros de água, mesmo que seja sem vontade.
Lábios
Os nosso lábios também acabam por sofrer com o ressecamento causado pelo envelhecimento. Se o clima estiver seco ou muito frio, pior ainda. Para evitar o aparecimento de rachaduras, procure utilizar um protetor labial com filtro solar, além de hidratantes desenvolvidos especialmente para o cuidado com os lábios.
Sol
Quanto mais velho, mais possibilidades de se ter cancro. Então, proteja-se do sol.
Os raios solares causam aumento da velocidade do envelhecimento, pelo que nunca deixe de usar protetor solar todos os dias, use óculos de sol, bonés, chapéus, e claro, procure estar à sombra.