Em comunicado, a Media Capital adianta que “está a preparar o lançamento de um novo projeto de televisão” e que “na posição em que hoje mora a TVI Ficção e cujo serviço é disponibilizado por todos os distribuidores de televisão (Meo, NOS, Vodafone E Nowo) vai nascer um canal de perfil generalista”.
Face as tendências de consumo de televisão, “a TVI decidiu fazer evoluir a oferta da TVI Ficção para algo mais completo” e “além das novelas e séries que hoje dominam a emissão, o novo canal vai exibir outros produtos de ficção internacionais, bem como programas de entretenimento, desporto e apontamentos de informação”.
A dona da TVI acrescenta que, “enquanto serviço de programas generalista, o novo projeto televisivo não será um corpo estranho no grupo de canais TVI, pelo contrário”, estando em “sintonia com o seu ADN, enquanto canal falado em português e que quer estar próximo dos portugueses”.
O objetivo do novo canal é “alargar aquele que era o auditório da TVI Ficção, juntando-lhe mais segmentos” como “programação desportiva, incluindo a cobertura de eventos e de modalidade que hoje não têm grande expressão na televisão nacional”, atraindo “mais público para o novo canal, com um perfil adulto e mais masculino”.
Hugo Andrade será responsável pelos conteúdos e pela programação, trabalhando “em estreita articulação com o diretor-geral da TVI, José Eduardo Moniz”.
Sobre a componente informativa, “à semelhança do que já acontece com a TVI e com a CNN Portugal, a liderança será de Nuno Santos”.
A Media Capital adianta que a “TVI requereu já as autorizações necessárias junto das entidades competentes e aguarda luz verde para formalizar o anúncio público”, pelo que só nessa altura será conhecido o nome e a data de estreia deste projeto.