Partilhar

Acredita que a sua situação financeira será melhor daqui a um ano? Há uma percentagem de portugueses que acredita que sim

Saiba mais

2 Maio 2023
Sandra M. Pinto

Klarna, plataforma de compras e pagamentos a nível global, anuncia hoje os resultados do seu estudo “Money Management Pulse”, que analisou os principais hábitos de consumidores de 17 países durante o primeiro trimestre do ano, incluindo Portugal, no que toca à gestão das finanças pessoais no dia a dia.  Do total de países analisados, são três os que não se encontram otimistas relativamente ao futuro da sua situação financeira: Polónia (38%), França (32%) e Áustria (28%).

Já entre os portuguesas, são 36% os que acreditam que, daqui a um ano, a sua situação financeira mudará para melhor.

Dedicado a análise dos comportamentos financeiros dos consumidores, o mais recente estudo da Klarna indica que a maioria dos consumidores encontra-se mais positiva relativamente ao futuro das suas finanças pessoais, com a Geração Z a mostrar-se, globalmente, mais otimista que as restantes. Portugal segue esta tendência geracional, com os inquiridos Gen Z a mostrarem-se mais positivos (67%) vs 35% dos Baby Boomers portugueses que acredita que a sua situação financeira vai estar pior daqui a um ano. O relatório revela ainda que existe um elevado interesse pelo tema das finanças pessoais, no entanto, é a geração Millenial que expressa um maior interesse, o que se relaciona com a sua interação frequente com serviços financeiros.

Numa sociedade cada vez mais digitalizada, o dinheiro deixa de ser o método de pagamento preferencial dos consumidores, com as preferências a evoluírem e diversificarem-se para novas formas: em Portugal, 52% dos inquiridos revela preferir pagar com um cartão de pagamento físico, com 22% a optar por um método de pagamento através do smartphone e, 21% a revelar ter preferência pelo pagamento com dinheiro. No total dos 17 países inquiridos, 15 preferem pagar com cartões. Olhando para as gerações mais jovens em todos os países, as carteiras digitais são as mais populares (Gen Z – 41%; Millenials – 36%).

A revolução dos smartphones tem possibilitado novas formas de pagamento e, a nível global, a preferência pelos métodos de pagamento digitais já ultrapassou o pagamento em dinheiro. Em Portugal, a Gen Z representa a faixa etária que mais prefere pagar com o smartphone (35%) e os Baby Boomers são os que se mostram mais reticentes a esse método (10%).

O estudo revela ainda que a proximidade geográfica entre países pode influenciar algumas das preferências no tipo de pagamento, com a Alemanha e a Áustria a destacarem-se pela elevada preferência pelos pagamentos a dinheiro; e os consumidores nos países nórdicos a raramente utilizá-los, com uma grande preferência pelos cartões de pagamento físicos.

A quantidade de dinheiro que é levantada, e com a qual os consumidores andam no dia a dia, varia de país para país, sendo ainda certo que a inflação e o aumento do custo de vida têm um impacto significativo nos seus hábitos de consumo. É nos Estados Unidos que esse valor é mais elevado, com um valor médio de 189 dólares, o dobro da média global e quatro vezes o valor em dinheiro que é encontrado na carteira dos consumidores suecos. Em Portugal, os consumidores inquiridos revelaram

Mais Recentes

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 15 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 16 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 16 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 16 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 17 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 17 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 18 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 18 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 18 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 19 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 19 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 19 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 19 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 21 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 21 horas

Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)

há 22 horas

Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos

há 22 horas

easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais

há 23 horas

Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama

há 23 horas

Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.