Partilhar

Afinal, como estão os consumidores a adaptar-se ao “novo normal”?

Foi a pergunta à qual a Ford tentou dar resposta no seu Relatório Ford de Tendências para 2021 chegando à conclusão que 69% dos adultos dizem sentir-se esmagados pelas mudanças enquanto 47% dizem que tem sido “mais fácil do que eu imaginava”.

16 Dezembro 2020
Forever Young

A Covid-19 provocou o caos económico, político e emocional, testando os limites das pessoas, famílias, sistemas de saúde e setores inteiros das sociedades. No entanto, como o nono relatório anual Looking Further with Ford Trends Report destaca, a pandemia global também revela quão resistentes as pessoas podem ser na procura de formas de enfrentar e adaptar-se à realidade.

“À medida que nos aproximamos de 2021 e esperamos um mundo pós-pandémico, é evidente que as mudanças trazidas pela Covid-19 nos mudaram – mas até que ponto?” disse Sheryl Connelly, gerente global de tendências de consumo e futuro da Ford Motor Company.

“A Ford e outras empresas estão vivamente interessadas em saber quais as mudanças que se verificarão muito depois da Covid estar no nosso espelho retrovisor. E embora ninguém possa prever o futuro, isso não significa que não nos possamos preparar para ele”, referiu Connelly.

Num inquérito global a 14 países, 69% dos inquiridos dizem estar esmagados pelas mudanças que veem ocorrer no mundo. Quando questionados sobre a sua adaptação às mudanças durante a pandemia, 53% dizem que a adaptação tem sido “mais difícil do que eu imaginava”, enquanto 47% dizem que tem sido “mais fácil do que eu imaginava”.

Gerações mais jovens têm-no levado mais a peito do que os seus pares mais velhos: 63% dos inquiridos da chamada “Geração Zero” (nascidos depois de 1995) dizem que a adaptação tem sido mais difícil do que imaginavam, contra 42% dos “Baby Boomers” (nascidos entre 1946 e 1964) que dizem o mesmo.

O Relatório de Tendências Ford 2021 examina estes padrões de mudança no comportamento e atitudes dos consumidores em todo o mundo para ajudar os decisores a compreender como estas mudanças podem influenciar o nosso mundo em 2021 e mais além.

Outras tendências destacadas no relatório incluem:

 

• Pontos de Pressão: A nível mundial, a ansiedade é elevada – alimentada pelo medo de contrair a Covid-19 e pelas preocupações sobre o impacto da pandemia nas comunidades, emprego, educação e muito mais. 63% dos adultos a nível mundial dizem que se sentem mais stressados do que há um ano, e 4 em cada 5 dizem que devem cuidar melhor do seu bem-estar emocional. Agudamente conscientes das implicações da pandemia na saúde mental, as pessoas estão a encontrar formas inovadoras de lidar com a pandemia e de se ligar.

• Tempo para Escapar: “Que dia é hoje?” tornou-se um refrão comum à medida que as fronteiras entre o trabalho e a vida privada desaparecem. Para combater a monotonia da pandemia e o confinamento do lar, os consumidores procuram novas formas de escapar – e muitos procuram refúgio nos seus veículos. Mais de 1 em cada 4 adultos em todo o mundo que possuem um veículo dizem utilizar o seu veículo para relaxar. Cerca de 1 em cada 5 dizem que utilizam o seu veículo para encontrar privacidade. E 17% dizem que o utilizam como local de trabalho.

• Manter a companhia: A pandemia pôs em destaque a necessidade de companhia do consumidor e reformulou o seu sentido de família. A solidão é omnipresente no mundo – uma em cada duas pessoas diz sentir-se só regularmente. As gerações mais jovens sentem isto de forma mais aguda: As pessoas da “Geração Zero” são quase 2x mais suscetíveis de dizer que se sentem sozinhas numa base regular do que os “Baby Boomers” (64 por cento vs 34 por cento). Como resultado, muitos estão a reconsiderar o sítio onde vivem, aproximando-se da família, e encontrando companhia de novas formas – online e offline.

• Importar-se com as Desigualdades: A nível mundial, as desigualdades e injustiças são cada vez maiores – particularmente porque a pandemia teve um impacto desproporcionado nas comunidades de baixos rendimentos, nas minorias étnicas e nas mulheres. À medida que os consumidores se tornam mais conscientes da divisão, as marcas estão a aparecer como ativistas e empreendedoras. 76% dos adultos a nível mundial dizem esperar que as marcas tomem uma posição sobre questões sociais – e 75% dizem que pensam que as marcas estão hoje a tentar fazer o mais acertado.

• Boa compra: No meio da pandemia, a forma como compramos – e o que procuramos comprar – transformou-se. As empresas grandes e pequenas estão a adaptar-se a uma velocidade vertiginosa – e muitos consumidores estão a abraçar e a desfrutar do novo normal. 75% dos adultos a nível mundial dizem apreciar a forma como as empresas melhoraram a experiência de compra desde o início da pandemia – e 41% dizem que não querem voltar à forma como faziam compras antes da pandemia.

• Desvio de Tráfego: A pandemia pode fazer com que se sinta preso, mas não estamos num impasse – o transporte pessoal está a florescer. A venda de bicicletas disparou e as cidades fecharam as ruas para dar espaço aos ciclistas. As vendas de automóveis dispararam à medida que as pessoas procuram segurança ao saberem que podem controlar o seu ambiente. E o planeamento inteligente da cidade está a acelerar o caminho para uma condução autónoma totalmente implementada. 67% dos adultos a nível mundial dizem estar “esperançosos quanto ao futuro dos veículos autónomos”, e 68% dos pais dizem preferir ver os seus filhos a serem transportados num carro auto-conduzido do que com um desconhecido.

• Apoiar a Sustentabilidade: Nos primeiros tempos da pandemia, a qualidade do ar emergiu como um possível benefício para o encerramento mundial, mas esse otimismo diminuiu rapidamente à medida que o mundo recuou para os plásticos e outros descartáveis – tornando claro que ser e manter-se sustentável nem sempre estão em sintonia. As gerações mais jovens estão particularmente preocupadas: 46% dos inquiridos da Geração Z dizem que a pandemia nos tornou mais esbanjadores – e 47% dizem que a longo prazo, a pandemia terá um impacto negativo sobre o ambiente.

 

Pode ler o relatório completo Looking Further with Ford 2021 Trends em www.fordtrends.com.

 

 

 

(artigo originalmente publicado no site Automonitor)

 

Mais Recentes

Brunch especial do dia da Mãe é no Lisbon Marriott

há 7 minutos

Celebre o Dia da Mãe com carinho e muitos mimos

há 1 hora

Páscoa à mesa: restaurantes celebram a data com propostas de excelência

há 2 horas

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 3 horas

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 21 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 22 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 23 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 1 dia

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 1 dia

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 1 dia

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.