Partilhar

Afinal de quê e de quem reclamam mais as mulheres?

Sabe a resposta?

8 Março 2023
Sandra M. Pinto

A pergunta foi o mote para uma análise do Portal da Queixa por ocasião do Dia Internacional da Mulher. Segundo os dados aferidos, no ano passado, as consumidoras portuguesas apresentaram na plataforma 71.316 reclamações dirigidas a várias marcas. Um aumento de 10% face ao ano 2021, ou seja, queixaram-se mais em 2022.

No que se refere aos motivos das reclamações assinadas no feminino, a análise revela que as dez principais queixas denunciam: o mau serviço prestado pela marca (22%); atrasos de entrega (15%); outros (15%); burla (12%); problemas no apoio ao cliente (7%); enganos (7%); atendimento (5%); condições contratuais (4%); produto com defeito (4%); falha na assistência técnica (3%); más condições de entrega (3%); valores da venda (1%) e garantia do artigo (1%).

Marcas na mira das reclamações

Relativamente aos alvos das reclamações registadas, a análise indica que são dirigidas sobretudo a marcas relacionadas com setores de atividade como: Correio, Transporte e Logística; Comunicações, TV e Media; Operadoras de TV, Net e Telefone; Compras, Moda e Joalharia; Hiper e Supermercados; Saúde e Serviços e Administração Pública.

No TOP 20 das marcas mais reclamadas pelas consumidoras estão: CTT (a absorver 8% das queixas), MEO (6%), IMT (6%), GLS (5%), NOS (4%), Worten (4%), TulsiCosmetics Profissional (4%), CTT Expresso (3%), Vodafone (3%), Continente (3%), DPD (3%), IVAucher (2%), eDreams (2%), Segurança Social (2%); PT Electrónica (2%), Correos Express Portugal (2%), Serviço Nacional de Saúde (2%), Uber Eats (2%), EDP Comercial (2%) e E-Redes com 2% das reclamações.

Sobre o perfil da consumidora que mais reclamações regista no Portal da Queixa, os dados apuraram que são predominantemente mulheres na faixa etária entre os 25-34 anos que mais reclamam (30% do total de queixas), seguem-se as mulheres com idades compreendidas entre 35-44 anos, responsáveis por 27% das reclamações registadas em 2022. A mulheres com mais de 65 anos, são as que menos reclamam, com uma fatia de 3% das queixas.

A maior parte das consumidoras que reporta más experiências de consumo na plataforma são residentes dos distritos de Lisboa, de onde chegaram 37% das reclamações, seguindo-se o distrito do Porto, a acolher 19% das queixosas e o distrito de Setúbal com 13%. O distrito com menos consumidoras a registar queixas é Viseu, com apenas 2%.

 

 

Mais Recentes

Tem o desejo de viver a magia do Natal fora de casa? Conheça estas sugestões, e vá

há 1 hora

Gostava de ter (ou oferecer) um relógio? Aproveite e escolha o que mais gosta com 50% de desconto (mas despache-se)

há 2 horas

Marca mobiliza todos a oferecer presentes de Natal a crianças em instituições sociais de todo o país

há 3 horas

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 20 horas

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 20 horas

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 21 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 22 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 22 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 23 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 23 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 24 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 1 dia

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 1 dia

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 1 dia

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 1 dia

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 1 dia

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 1 dia

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 1 dia

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 1 dia

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.