Os temas que vão marcar a agenda e a ação política das Nações Unidas em 2024, tendo em vista a ‘Semana de Alto Nível da Assembleia Geral’, que vai acontecer em Nova Iorque, em setembro, vão ser trazidos à 8ª edição das Conferências do Estoril, nos dias 1 e 2 de setembro, por altos representantes nas Nações Unidas. Numa coorganização da Nova SBE e da NOVA Medical School, este acontecimento conta, mais uma vez, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e do Turismo de Portugal enquanto coanfitriões.
As Nações Unidas são parceiras das Conferências do Estoril nesta e nas próximas edições do certame, destacando-se com uma participação ímpar no nosso país, onde altas individualidades vão antecipar os grandes temas a debater no ano que se aproxima (2024). A participação UN surge no âmbito da parceria entre a Nova SBE e o Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (UNITAR), que permitiu inaugurar, em abril deste ano (2023), o primeiro Centro Internacional de Formação para Autoridades e Líderes (CIFAL), em Portugal.
Sergiy Kyslytsya, Embaixador da Ucrânia junto das Nações Unidas, Ana Paula Zacarias, Embaixadora de Portugal junto das Nações Unidas, e Cristina Duarte, subsecretária-geral das Nações Unidas e conselheira especial do secretário-geral, António Guterres, para Assuntos Africanos, serão os altos representantes das Nações Unidas que marcarão presença nos dias 1 e 2 de setembro.
Na sua 8ª edição, as Conferências do Estoril retomam as parcerias de excelência com a CEMS, como Strategic Partner, e com a McKinsey & Company, como Knowledge Partner.
A CEMS, uma aliança global composta por mais de 30 universidades e escolas de gestão/negócios, a qual integra a Nova SBE, propõe-se liderar uma discussão global com as escolas do futuro, de todo o mundo, que preparam as próximas gerações de líderes.
Esta é uma parceria determinante para elevar o conhecimento produzido nas Conferências do Estoril a uma escala global. Representa cerca de 1300 alunos de 83 nacionalidades, que acrescem a um histórico superior a 16.000 antigos alunos de mais de 100 nacionalidades a trabalhar em mais de 75 países.
O objetivo é explorar soluções conjuntas dentro da comunidade CEMS, proporcionando um sentimento de pertença e um compromisso na sociedade com as gerações mais jovens. É um call to action às principais escolas de negócios do Mundo, para definirem o tom e liderarem o caminho da transformação das nossas sociedades.
Como Knowledge Partner, a experiência e conhecimento da McKinsey & Company são a garantia de que os temas serão discutidos com uma profundidade já reconhecida, com o propósito de criar uma mudança duradoura e efetiva no mundo. ‘Clima e Ação’, ‘Economia e Propósito’, ‘Inclusão e Acesso’ e ‘Educação e Competências’ serão analisados e discutidos em todas as perspetivas. Sven Smith, presidente e diretor do McKinsey Global Institute, sintetiza numa ideia a importância deste encontro: “Conferências como esta são ótimas para todos debaterem questões globais, apresentarem ideias que nos farão progredir mais rapidamente, porque o que pode ser melhor do que um futuro sustentável, inclusivo e em crescimento para todos, no mundo?”.