Partilhar

Agora já o pode usar com maior confiança: Google Tradutor passa a incluir português de Portugal

A Google anunciou que está a implementar 110 novos idiomas no Google Tradutor, ferramenta de tradução da tecnológica, sendo a “maior expansão de todos os tempos”, e que inclui o português de Portugal.

1 Julho 2024
Forever Young com Lusa

Em 2022, a Google tinha adicionado 24 novos idiomas utilizando a tradução automática ‘zero-shot’, onde um modelo de aprendizagem de máquina aprende a traduzir para outro idioma sem nunca ver um exemplo e anunciou “a Iniciativa 1.000 Línguas, um compromisso para construir modelos de IA [inteligência artificial] que vão oferecer suporte aos 1.000 idiomas mais falados no mundo”, recorda a Google.

“Agora, estamos a usar a IA para expandir a variedade de idiomas suportados” e, “graças ao nosso grande modelo de linguagem PaLM 2, estamos a começar a implementar 110 novos idiomas no Google Tradutor, a nossa maior expansão de todos os tempos, incluindo o português de Portugal”, refere, numa publicação ‘online’.

Ou seja, o Google Tradutor vai passar a distinguir as variantes do português (Portugal versus Brasil).

“Do cantonês ao Q’eqchi’, estas novas línguas representam mais de 614 milhões de falantes, permitindo traduções para cerca de 8% da população mundial”, refere a Google.

Cerca de um quarto das novas línguas “são de África e representam a nossa maior expansão de línguas africanas até à data, incluindo Fon, Kikongo, Luo, Ga, Swati, Venda e Wolof”, adianta.

Entre os idiomas que agora passam a ser suportados no Google Tradutor estão o afar, uma língua tonal falada no Djibouti, Eritreia e Etiópia. “De todos os idiomas neste lançamento, afar teve o maior número de contribuições voluntárias da comunidade”, sublinha.

Depois, o cantonês, que era há muito “um dos idiomas mais solicitados no Google Tradutor”, prossegue.

Outros exemplos são o manx, língua celta da Ilha de Man, que foi quase extinta com a morte do seu último falante nativo em 1974, mas “graças a um movimento de renascimento em toda a ilha, existem agora milhares de falantes”, e o nko, uma forma padronizada das línguas Manding da África Ocidental que unifica muitos dialetos numa língua comum.

“O seu alfabeto único foi inventado em 1949 e possui uma comunidade de pesquisa ativa que hoje desenvolve recursos e tecnologia para ele”, refere a Google, na sua publicação.

Há ainda o punjabi (Shahmukhi), variedade do punjabi escrito na escrita perso-árabe (Shahmukhi) e é a língua mais falada no Paquistão, o tamazight, língua berbere falada no Norte da África, e o tok pisin, um “crioulo de origem inglesa e a língua franca da Papua Nova Guiné”.

As línguas “têm uma imensa variação: variedades regionais, dialetos, diferentes padrões ortográficos” e, na verdade, “muitos idiomas não possuem um formato padrão, por isso é impossível escolher a variedade ‘certa'”.

Mas “a nossa abordagem tem sido priorizar as variedades mais usadas comummente em cada idioma”, adianta.

“O PaLM 2 foi uma peça-chave neste puzzle, ajudando o Tradutor a aprender com mais eficiência idiomas intimamente relacionados entre si, incluindo idiomas próximos do hindi, como awadhi e marwadi, e os crioulos franceses, como o crioulo das Seicheles e o crioulo das Maurícias”, explica.

E à medida que a tecnologia evoluiu “e continuamos a fazer parcerias com linguistas especializados e falantes nativos, apoiaremos, ao longo do tempo, ainda mais variedades linguísticas e convenções ortográficas”.

ALU // CSJ

Lusa/Fim

Mais Recentes

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 8 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 8 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 9 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 9 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 10 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 10 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 10 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 10 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 10 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 12 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 12 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 13 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 13 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 13 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 13 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 13 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 14 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 14 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 14 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.