Partilhar

Agricultores portugueses manifestam-se amanhã com tratores nas estradas

Os agricultores portugueses manifestam-se a partir das 06:00 de quinta-feira com máquinas agrícolas nas estradas de várias zonas do país, reclamando “condições justas” e a “valorização da atividade”, foi hoje anunciado.

31 Janeiro 2024
Forever Young

Segundo um comunicado divulgado hoje, trata-se de uma iniciativa do denominado Movimento Civil Agricultores de Portugal, que se apresenta como “um movimento civil espontâneo e apartidário que une agricultores e sociedade civil em defesa do setor primário”, avança a Lusa.

“Dia 01 de fevereiro, a partir das 06:00 da manhã, os agricultores vão para as estradas portuguesas com máquinas agrícolas lutar pelo direito humano à alimentação adequada, por condições justas e pela valorização da atividade”, lê-se no comunicado.

Convidando “toda a sociedade civil a estar presente e a apoiar esta causa”, os agricultores portugueses afirmam-se “unidos e preparados para se defenderem do ataque permanente à sustentabilidade, à soberania alimentar e à vida rural”.

Em causa estão os cortes nos pagamentos aos agricultores no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), que levaram a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) a acusar o Ministério da Agricultura de incompetência devido a erros de programação.

“Como consequência de erros de programação evitáveis, em virtude de metas incorretamente definidas relativas à área a beneficiar pelos apoios previstos para os ecorregimes de agricultura biológica e de produção integrada, que foi mensalmente inferior à procura, verificou-se uma redução nos pagamentos aos agricultores em 35% e 25%, respetivamente”, apontou a CAP num comunicado divulgado na passada quinta-feira.

Salientando que a Política Agrícola Comum (PAC), criada em 1962, “constitui uma parceria entre o setor agrícola e a sociedade e entre os agricultores europeus e a Europa”, o Movimento Civil Agricultores de Portugal destaca que o seu objetivo é “apoiar os agricultores e melhorar a produtividade do setor agrícola, garantindo um abastecimento estável de alimentos a preços acessíveis”.

Neste sentido, exige a “reposição imediata das ajudas” e a “assunção dos compromissos contratualizados”, reclamando ainda uma revisão do PEPAC e a sua adequação “à realidade portuguesa”.

Os agricultores defendem também políticas agrícolas com diretrizes de médio e longo prazo, de forma a garantir estabilidade ao setor, uma dotação orçamental “adequada a cada pilar”, ecorregimes adequados a cada território, a convergência para a média da União Europeia, a revisão do calendário de pagamentos e a desburocratização dos licenciamentos (Balcão do Agricultor).

Entre as reivindicações dos agricultores estão ainda o reconhecimento dos serviços ambientais, fatores de produção “a preços justos e competitivos” (nomeadamente nos combustíveis), a valorização dos produtos no produtor, a aplicação das mesmas regras da União Europeia à entrada de produtos agrícolas de países terceiros e que a agricultura faça parte da disciplina de Cidadania nas escolas.

Mais Recentes

5 dicas para os maiores de 50 terem uma viagem tranquila

há 18 minutos

Mantenha o corpo e a mente em equilíbrio: 7 dicas para ser (ainda mais) saudável aos 50 anos

há 38 minutos

Será que a vida começa mesmo aos 50? Este estudo garante que sim

há 57 minutos

Este é o melhor gin do mundo: sobressai pelo minimalismo e o uso de vegetais regionais

há 1 hora

Quase 5 mil milhões de euros: venha conhecer o iate mais caro do mundo

há 2 horas

É para isto que servem as duas linhas de bordado em cada ponta das toalhas

há 2 horas

Prepare-se para a chegada do verão com uma boa limpeza de primavera

há 2 horas

Esqueça o ginásio: estas apps vão ajudá-lo a ficar em forma sem sair de casa

há 3 horas

Quinta da Pacheca celebra Páscoa com programa repleto de experiências

há 3 horas

Unidade hoteleira bracarense do Grupo Hoti Hoteis recebe jantar vínico exclusivo

há 15 horas

Opinião: «3 mentiras que já lhe contaram sobre a educação financeira infantil», Cristina Judas, Educadora Financeira Infantil

há 16 horas

Doença renal crónica: workshop gratuito esclarece doentes sobre nutrição

há 17 horas

“Pare o AVC. Junte-se a nós”: reforçar a consciencialização sobre a prevenção

há 17 horas

Mama Shelter Lisboa reabre rooftop com novo menu

há 18 horas

“Só se vive uma vez, de cada vez”: Xclusive Xisto desafia «a viver experiências únicas»

há 18 horas

Ilha da Madeira recebe elite empresarial no World Corporate Golf Challenge 2025

há 18 horas

Mudança da hora: Pousadas de Portugal sugerem escapadinhas com late check-out incluído

há 19 horas

Longevidade: envelhecimento saudável é possível?

há 19 horas

Uma dúvida comum: será que podemos tomar vitamina C todos os dias?

há 20 horas

4 e meia: para esta hora do lanche não temos refrigerante, mas sim uma saborosa Delicia de Pera Rocha

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.