É já no próximo dia 21 de maio, pelas 11h, que Mulheres Incomuns irão “invadir” a Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa, em Campo de Ourique em Lisboa. O propósito desta iniciativa é a apresentação/lançamento de um livro e a sessão contará com a presença de Maria de Belém Roseira, bem como de Conceição Zagalo e Sílvia Nunes, duas das mulheres de referência retratadas na obra.
A sessão de boas-vindas estará a cargo do Vogal da Cultura da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, Hugo Vieira da Silva, de João Luís de Sousa do Grupo Editorial Vida Económica e de Luísa Bernardes, uma das responsáveis do movimento e autora do livro. Seguir-se-á uma intervenção de Maria de Belém Roseira e um painel de debate moderado por Vera Margarida Cunha, Coautora do Livro “Mulheres Incomuns” na qual irão participar Conceição Zagalo e Sílvia Nunes, duas das mulheres de referência retratadas na obra. Pelas 12h20 terá lugar um espaço de perguntas e respostas com as fundadoras. O evento irá encerrar com uma sessão de autógrafos.
A Comunidade Mulheres Incomuns é um projeto alinhado com a agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável que nasceu da vontade de Luísa Bernardes, Susana Castanheira e Vera Margarida Cunha contribuírem para que os extraordinários percursos e sucessos alcançados pelas mulheres em Portugal sejam mais conhecidos, inspirando outras mulheres a darem a conhecer-se e, assim, criar um movimento na sociedade civil que contribuirá para que a liderança no feminino deixe de ser a exceção ou uma mera questão de quotas. Foi no seio deste propósito e com uma vocação de voluntariado que nasceu uma Comunidade de Celebração do Sucesso Feminino e a sua primeira ação: escrever um livro sobre Mulheres de Referência que se destacam na sociedade pelos seus percursos profissionais e pessoais.
O livro Mulheres Incomuns é uma obra a 24 vozes (12 mulheres retratadas e 12 mulheres escritoras) que apresenta projetos e trajetos pessoais e profissionais muito diversos – na academia, na economia social, na investigação, no jornalismo, em grandes empresas, na política e em grandes organizações, comprovando que o papel das mulheres, está intrinsecamente ligado e é um pilar fundamental da construção e do desenvolvimento dos vários alicerces da sociedade.
Esta obra singular, que conta com o duplo prefácio de Luís Marques Mendes e Filipe Almeida, conta os percursos e as aprendizagens de vida de: Cecília Carmo, retratada por Catarina Mendes Martins; Céline Abecassis-Moedas, retratada por Manuela Almeida Carvalho; Cidália Pina Vaz, retratada por Helena Moura; Conceição Zagalo, retratada por Ana Isabel Gonçalves dos Santos; Isabel Ferreira, retratada por Cristina Passas; Luísa Ferreira, retratada por Rita Pedro; Luísa Neto, retratada por Vera Margarida Cunha; Manuela Grazina, retratada por Luísa Bernardes; Maria Amélia Cupertino de Miranda, retratada por Susana Castanheira; Maria Manuel Leitão Marques, retratada por Isabel Almeida Gomes; Rita Nabeiro, retratada por Vanda Narciso; e Sílvia Nunes, retratada por Ângela Santos.