Um estudo realizado na Universidade de Leiden, nos Países Baixos, mostrou que treinar na parte da manhã diminui as possibilidades de sofrer de doenças do coração e acidente vascular cerebral.
O estudo, publicado no European Journal of Preventive Cardiology, analisou informações de cerca de 85 mil pessoas registadas num banco de dados do sistema de saúde do Reino Unido. Os participantes tinham entre 42 e 78 anos na data de início do trabalho e nunca tinham apresentado doenças cardiovasculares ou derrames.
Ao comparar as informações, a equipa comprovou que os indivíduos com hábitos matutinos de exercício ou que realizava treinos no meio da manhã tinham menos hipóteses de desenvolver doenças cardíacas ou derrames. Quem apresentou uma chance ainda menor de ter um derrame.
«Já sabemos há muito tempo que fazer exercício faz bem ao coração, mas agora este estudo indica que a atividade matutina é ainda mais benéfica. Os resultados foram ainda mais percetíveis em mulheres: as que faziam exercício de manhã tiveram 25% menos de possibildade de terem problemas cardíacos do que as de hábitos vespertinos ou noturnos», afirmou Gali Albalak, autora principal do estudo.